Engenharia Informática e de Computadores
Depois de concluírem o seu doutoramento, espera-se que os diplomados deste programa tenham adquirido a capacidade para:
• compreender, de forma sistemática, um determinado campo de estudo e ampliar as fronteiras do conhecimento com sua pesquisa original, de acordo com os mais altos padrões de qualidade e integridade;
• analisar criticamente, avaliar e sintetizar novas ideias complexas;
• comunicar-se com seus pares, a comunidade académica mais ampla e a sociedade em geral sobre os tópicos em que são especializados;
• promover o progresso académico, profissional, tecnológico, social ou cultural em nossa sociedade baseada no conhecimento.
Os Doutores em Engenharia Informática e de Computadores podem desempenhar cargos de professor no ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, orientar Mestrados e Doutoramentos, trabalhar em laboratórios e institutos de investigação, ou trabalhar na indústria e serviços, nomeadamente em empresas com departamentos de investigação e desenvolvimento.
Acesso e ingresso
Os candidatos devem possuir um mestrado em informática ou outro curso semelhante.
Candidatos que demonstrem lacunas nos seus conhecimentos, poderão ainda assim ser admitidos condicionalmente ao DEIC, sendo-lhes atribuídas disciplinas propedêuticas. Estas disciplinas são atribuídas pela Comissão Coordenadora da Pós-Graduação, cobrindo as áreas em deficiência.
Em alternativa, os candidatos podem optar pela realização do GRE específico de Computer Science e obter um resultado de pelo menos 750 pontos.