Estudos Portugueses e Românicos
O doutoramento pretende acima de tudo promover a investigação. Por um lado, através da investigação teórica, este ciclo de estudo destina-se a dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática, capacidades críticas, e de métodos e instrumentos de investigação no domínio amplo dos Estudos de Literatura e de Cultura aplicado aos contextos de língua românica. Por outro lado, através do exercício continuado da investigação aplicada aos seus objectos de estudo, o doutoramento destina-se também a promover o conhecimento aprofundado dessas áreas e a renovação dos saberes por elas abrangidos.
O doutoramento pretende ainda aperfeiçoar instrumentos de pesquisa para a permanente adequação destes estudos à realidade sociocultural contemporânea.
Conhecimentos de ponta na vanguarda de uma área de estudo ou de trabalho e na interligação entre áreas; aptidões e técnicas mais avançadas e especializadas, necessárias para a resolução de problemas críticos na área da investigação e/ou da inovação para o alargamento e a redefinição dos conhecimentos ou de práticas profissionais existentes.
Acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor: a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal; b) Os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico; c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.