Arqueologia
Pretende-se habilitar os licenciados ao desempenho de trabalhos arqueológicos, devidamente enquadrados em equipas dirigidas por arqueólogos de formação superior ( 2º e 3º ciclos), participar activamente em todas as rotinas do trabalho de campo, bem como em todas as tarefas de registo, inventário e produção de relatórios. Fornecer uma formação que permita a realização de tarefas básicas de identificação e caracterização de ocorrências arqueológicas, sustentada num conhecimento genérico de sítios e artefactos e sua inserção no espaço e no tempo.
O Curso visa abrir vias à investigação arqueológica, sem esquecer outras valências como as da gestão integrada de património arqueológico, a sua inventariação, quer no âmbito empresarial, quer da Administração central, Autarquias e museus. A formação habilita também os licenciados a integrar-se no mercado das "indústrias culturais".
Os licenciados em Arqueologia dedicam-se muitas vezes a trabalhos arqueológicos, envolvendo todas as rotinas do trabalho de campo e todas as tarefas de registo, inventário e produção de relatórios. Exercem actividades na arqueologia empresarial, no sector público, nas indústrias culturais, na valorização e na gestão cultural de sítios, na gestão integrada de património arqueológico e em arqueologia pública.
Muitos licenciados em Arqueologia prosseguem os seus estudos, frequentando, por exemplo, o curso de mestrado em Arqueologia ou avançando para cursos de doutoramento.
Concurso nacional de acesso
Duas das seguintes provas: 12 História da Cultura e das Artes ou 11 História ou 18 Português