Engenharia do Ambiente
Proporcionar aos alunos uma sólida formação básica que os capacite para intervir na área da Engenharia do Ambiente e acompanhar a evolução dos conhecimentos e tecnologias ao longo do seu exercício profissional. O programa centra-se na aquisição de competências em métodos de análise, planeamento, projeto, gestão, monitorização e investigação. Procura-se o desenvolvimento de competências transversais básicas em tecnologias de informação, desenho, matemática, física, química e biologia.
Cada aluno será capacitado para:
• se adaptar facilmente a mudanças ambientais assim como a mudanças tecnológicas e societais;
• adaptar as metodologias existentes a problemas novos;
• compreender os aspetos económicos, sociais e humanos e a sua relação com aspectos técnicos, considerando o ambiente como uma mais-valia em processos de desenvolvimento;
• desenvolver atitudes pessoais, como criatividade, aprendizagem, atualização permanente, liderança, trabalho de equipa, e aspetos éticos e comportamentais.
Licenciatura em Engenharia do Ambiente tem como objectivo principal dar aos alunos uma formação sólida em ciências ambientais, com suporte nas ciências básicas de matemática, química e biologia, que lhes permita compreender as matérias importantes para um licenciado em Engenharia do Ambiente, designadamente solo, água, energia e clima, ecologia e biodiversidade, território, desafios societais e riscos, reforçando também as competências computacionais de modelação dos problemas ambientais.
A Engenharia do Ambiente é uma actividade transversal e o curso privilegia a interdisciplinaridade e a formação para a análise dos problemas ambientais numa perspectiva integrada (ecológica, social, económica e tecnológica), necessária para se obter um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Concurso nacional de acesso
Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A ou 07 Física e Química + 19 Matemática A
Novo Ciclo de Estudos que substitui o Mestrado Integrado com a mesma designação