Estudos Artísticos
A licenciatura em Estudos Artísticos - Artes do Espectáculo visa a aquisição de uma formação a nível universitário, assente numa abordagem histórica das artes e crítica das criações artísticas, tendo por base uma perspectiva teórica contemporânea aplicada ao estudo das artes. Pretende relacionar as artes entre si, desde áreas como o cinema e o audiovisual, às artes performativas (teatro, dança, música) e às artes plásticas. O respectivo plano de estudos pretende transmitir formação plural e sólida no que respeita a técnicas de trabalho, a métodos de pesquisa e ao desenvolvimento de capacidades de análise e produção, que habilite a responder às novas exigências do campo artístico — conferindo à prática, à investigação e à teorização nesta área o lugar que lhes é devido — de modo a preparar estudantes com expectativas de vida muito diferenciadas para uma grande diversidade de actividades profissionais relacionadas com o património cultural e a criação e produção artísticas.
Os licenciados desenvolvem actividades relacionadas com o património cultural e a criação e produção artísticas, como animadores e programadores culturais, organizadores de festivais, agentes de práticas artísticas no campo audiovisual (rádio, cinema, televisão), jornalistas culturais e críticos nos meios de comunicação social, dramaturgistas, documentalistas, ou investigadores.
Muitos dos licenciados em Estudos Artísticos – Artes do Espectáculo continuam a estudar. A licenciatura dá acesso a cursos de mestrado e doutoramento em várias áreas das Humanidades e Ciências Sociais.
Concurso nacional de acesso
Uma das seguintes provas: 06 Filosofia ou 12 História da Cultura e Artes ou 13 Inglês ou 18 Português