Estudos Portugueses
Oferecer formação interdisciplinar nas áreas de expressão cultural portuguesa, facultando o seu relacionamento com outras áreas de estudo, culturais ou linguísticas. O núcleo central do curso, constituído por UC obrigatórias, concretiza o seu objectivo principal, oferecendo matérias essenciais numa formação em Estudos Portugueses. Garante-se a especialização numa ou duas de quatro áreas principais (majors em Língua, Literatura e Cultura, História, História da Arte), e permite-se uma ou duas sub-especializações (minors), em que se incluem, entre outras, as Culturas Brasileira e Africanas. A quota de opções livres possibilita a adequação a objectivos curriculares passíveis de responder a múltiplos interesses formativos ou profissionais. Oferece-se competências de base valiosas para acesso à investigação nas áreas do património cultural português e para entrada no mercado de trabalho em actividades ligadas à cultura portuguesa e à sua defesa e promoção em Portugal e no estrangeiro
Os licenciados vão estar aptos em desenvolver actividades em áreas relacionadas com a cultura portuguesa, em Portugal e no estrangeiro, trabalhando em edição de textos, produção de conteúdos culturais, preservação e divulgação da língua, da literatura, da cultura e da arte portuguesas, no ensino das literaturas e das culturas dos países de língua portuguesa a falantes de Português como Língua Materna, Língua Segunda e Língua Estrangeira.
Muitos licenciados continuam a estudar, frequentando cursos de Mestrado nas áreas das Literaturas, Artes e Culturas ou noutros campos das Humanidades e das Ciências Sociais.
Concurso nacional de acesso
18 Português e uma das seguintes provas: 06 Filosofia ou 11 História ou 14 Latim ou 15 Literatura Portuguesa