Bioestatística
O Mestrado em Bioestatística tem por objetivo responder à carência de técnicos em estatística do mercado nacional, formando especialistas que tratem os aspetos teóricos e práticos do planeamento e análise de experiências e desenvolvam metodologias necessárias à investigação em Biologia, Epidemiologia, Genética, Medicina, Farmácia e outras ciências da saúde.
Um corpo docente altamente especializado concebeu este curso de modo a fornecer inicialmente uma formação teórica base em probabilidade e estatística, seguida de uma exposição intensiva, em cadeiras opcionais, de um grande leque de metodologias e técnicas estatísticas específicas.
No final do curso, os alunos estarão preparados para: selecionar planos de experiências para responder a questões de natureza médica ou biológica; selecionar e aplicar técnicas estatísticas para tratar, analisar e modelar os tipos de dados que surgem nestas áreas; usar variado software de análise estatística e tratamento de dados e interpretar os seus resultados; comunicar eficazmente com os estatísticos e profissionais das áreas citadas através de apresentações orais ou escritas sobre os resultados de análises estatísticas ou exploração de novas técnicas.
Os graduados deste curso trabalham em setores ligados à educação universitária, instituições de investigação, indústria farmacêutica, serviço nacional de saúde e outras instituições governamentais.
Empresas de estudos de mercado na área da saúde | Indústria farmacêutica | Instituições de investigação na área da biologia, psicologia, medicina e outras ciências da vida e saúde | Entidades reguladoras na área da saúde e do medicamento | Instituições hospitalares | Instituições de ensino superior e de investigação.
Acesso e ingresso
Titularidade de licenciatura nas áreas da Biologia, Medicina e outras Ciências da Saúde, Matemática e Estatística e afins.