Ciência Cognitiva
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciência Cognitiva visa proporcionar formação geral em Ciência Cognitiva numa perspectiva multidisciplinar através de um curso de formação avançada (1 ano e 1 semestre) seguido de 1 ano de trabalho de investigação científica conducente à elaboração de uma dissertação original ao nível do mestrado (o 1 semestre do 2 ano inclui o final do curso de formação avançada e o começo da elaboração da dissertação). O aspecto multidisciplinar é central no ciclo de estudos e reflecte-se depois na sua organização interna e estrutura curricular.
Aos mestres em Ciência Cognitiva compete a operação de serviços e sistemas avançados com marcada componente cognitiva. São exemplos, entre vários outros, das suas áreas de atuação, a inovação, a investigação e a direção em: Empresas tecnológicas, de consultoria e auditoria; Empresas com sistemas avançados de interação com os utilizadores; Empresas e instituições na área dos cuidados de saúde e apoio a pessoas com necessidades especiais; Entidades de acreditação e de regulação; Instituições hospitalares; Laboratórios de investigação e desenvolvimento; Instituições de ensino superior e de investigação, etc.
Acesso e ingresso
a) Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do Mestrado.