Ciência de Dados
Este ciclo de estudos visa proporcionar formação complementar a alunos de 1.º ciclo nas áreas das Ciências e Engenharia, na área da Ciência de Dados, visando a aquisição de um elenco de competências, capacidades e conhecimentos essenciais, quer para a atividade de investigação científica nas áreas referidas quer para a aplicação da formação adquirida em nichos de crescente empregabilidade para profissionais qualificados em Ciências de Dados.
A importância da Ciência de Dados é confirmada pelo relevo crescente de profissionais em grandes empresas e instituições, a nível internacional mas também a nível nacional, com competências em ciência de dados, incluindo análise de dados, processamento de dados, e prospeção de dados, entre outros. A nível internacional, várias empresas e instituições empregam os denominados Chief Data Officers (CDO), incluindo grandes instituições bancárias, departamentos estatais, empresas web, entre outros exemplos. A ciência de dados representa uma área de conhecimento ubíqua na sociedade da informação atual, sendo expectável que a sua importância e relevo continue a crescer nos próximos anos.
Empresas e instituições que processem grandes quantidades de dados, nomeadamente nos sectores das telecomunicações, ciências da vida e da saúde, seguros, banca, instituições públicas e empresas do Estado.
Acesso e ingresso
Titularidade de grau de licenciado ou equivalente legal, incluindo as possibilidades previstas nas alíneas b), c) e d) do n.º 1, do Artigo 17.º, do Regime Jurídico dos Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior, publicado através do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2016, de 16 de agosto. Os candidatos detentores de habilitações estrangeiras deverão consultar os regulamentos em vigor.