Química Tecnológica
Pretende-se reforçar a componente mais avançada da Química Tecnológica (a ser completada a nível de 3.º Ciclo - Doutoramento), contribuindo para a melhoria de qualidade na formação de quadros altamente qualificados e para a inovação, passo fundamental para a renovação e o desenvolvimento do setor produtivo e o aumento de riqueza de Portugal.
Os objetivos científicos incluem o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos domínios da Química da Produção Industrial, da formação atualizada dos sistemas de qualidade, gestão e segurança industrial, materiais, energia e ambiente e da aplicação da Química e da Tecnologia à resolução de problemas atuais e futuros das indústrias química e associadas.
Com uma taxa de empregabilidade superior a 90% nos primeiros 6 meses, os mestres em Química Tecnológica exercem funções em indústrias químicas e associadas do setor petroquímico, farmacêutico, da química forense, agroquímico, alimentar, de tratamento de resíduos, dos polímeros, da eletrónica, da pasta de papel, têxtil, da cortiça, entre outros. Empresas de prestação de serviços e consultoria, controle de qualidade e metrologia, instituições de ensino superior e de investigação, laboratórios do Estado, contratam frequentemente estes profissionais.
Acesso e ingresso
Titularidade de licenciatura nas áreas de Química, Química Tecnológica, Engenharia Química, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Energia e Ambiente e afins.