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Europa Sinfónica Filarmonica Arturo Toscanini

O Concerto “Europa Sinfónica” pela Filarmonica Arturo Toscanini, no âmbito da Temporada Darcos, tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 6 de novembro de 2024, às 21h, na Aula Magna e integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

Europa Sinfónica Filarmonica Arturo Toscanini
Filarmonica Arturo Toscanini (Itália)

Entrada Livre, limitada à lotação do espaço.
 

Programa 

L. van Beethoven (1770 – 1827)
Abertura Coriolano, em Dó menor, op. 62

N. Côrte-Real (n. 1971)
Banksters Suite (da ópera Banksters)
I.    Visão diabólica e luta
II.    Angelino Rigoletto 
III.    Mimi Kitch
IV.    Santiago Malpago
V.    Assassinato
VI.    Redenção

pausa

L. van Beethoven (1770 – 1827)
Sinfonia nº 6 em Fa Maior “Pastoral”, op. 93
I.    Allegro ma non troppo
II.    Andante molto moto
III.    III. Allegro
IV.    IV. Allegro
V.    Allegretto

 

Nuno Côrte-Real, direção musical

Filarmonica Arturo Toscanini (Itália) 

 

Sinopse

Encomenda do Teatro Nacional de São Carlos a Nuno Côrte-Real (1971), a ópera Banksters estreou em 2011, com libreto de Vasco Graça Moura (1942- 2014), segundo a peça de teatro Jacob e o Anjo (1930) de José Régio (1901- 1969). O nome resulta da junção da palavra bankers [banqueiros] com gangsters [bandidos]. Santiago Malpago, grande senhor da finança, é visitado por Angelino Rigoletto (anjo ou demónio?) com a missão óbvia de levar o banqueiro à ruína, ardil lançado por Mimi Kitsch, mulher de Santiago, de uma ambição desmesurada. Em estreia absoluta, a Banksters Suite (2024) recupera os principais ambientes sonoros da ópera, assumindo-se como uma narrativa sem palavras. Figura de referência do panorama musical francês, Marc-Olivier Dupin (1954) compôs Variações sobre a Traviata de Verdi em 2011, uma sucessão das principais melodias da famosa ópera (1853) do compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). 

Por último, a Sinfonia n.º 6, op.68, composta num período particularmente difícil da vida de Ludwig van Beethoven (1770-1827), em que a surdez se manifestava de forma irreversível. Esboçada em 1802, o grosso da sua escrita decorreu entre 1806 e 1808, enquanto a Sinfonia n.o5, op.67, era terminada. Em plena segunda fase criativa, o chamado estilo heroico, Beethoven utiliza a Música enquanto meio para expressar realidades e conteúdos extra- musicais, uma retórica musical relacionada com a evocação explícita de retratos poéticos da vida rural, não numa lógica narrativa antes sensorial. 

Não por acaso, o título original era Lembranças da Vida Campestre, passando a Pastoral pouco tempo antes da sua estreia, a 22 de dezembro de 1808, em Viena, no concerto em que, igualmente, estrearia a Sinfonia n.º 5, o Concerto para piano n.o4, op.58, e a Fantasia Coral, op.80. No programa de sala desse concerto, Beethoven fez imprimir uma pequena legenda explicativa para cada andamento. Em forma sonata, o 1º andamento evoca o despertar de sentimentos alegres na chegada ao campo. Profundamente sereno, o 2º andamento corresponde a uma cena à beira do riacho, que termina elegantemente com o chilrear dos pássaros. Segue-se o alegre convívio de camponeses, interrompido pelos trovões e tempestade. Às melodias propositadamente rústicas segue-se uma violenta tempestade, na tradição barroco-clássica, cheia de efeitos onomatopaicos. Por último, o canto do pastor: sentimentos alegres e gratos após a tempestade, hino de gratidão para com a Natureza.

 

Consulte aqui o programa da Temporada 24/25 da Música na Universidade de Lisboa.

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Local
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Aula Magna da Universidade de Lisboa
Entrada Livre
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