Passar para o conteúdo principal
Congressos e Conferências

International Congress "Women and Writing in the Roman West"

O congresso "Women and Writing in the Roman West", realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, tem como objetivo analisar o uso feminino da escrita e a participação das mulheres nas diferentes manifestações da cultura escrita do Ocidente Romano.

International Congress "Women and Writing in the Roman West"

Nos últimos anos, a alfabetização e o uso da escrita na sociedade romana têm sido um dos temas recorrentes nas Ciências da Antiguidade. Elementos tradicionalmente negligenciados do registro documental e material passaram a ser valorizados, como os textos da esfera privada ou os instrumentos de escrita, enquanto, no nível interpretativo, mais atenção é dada a questões como os espaços intermédios que existiriam entre o analfabetismo total ou a plena competência de leitura e escrita, o conceito de "cultura escrita" ou o acesso à educação.

Se o estudo e a compreensão da literacy são difíceis devido ao desaparecimento da maioria dos testemunhos que existiam originalmente, a desvantagem é maior se tentarmos aproximar-nos da realidade das mulheres. Sem negar as diferenças de género na alfabetização, a verdade é que nos últimos anos aumentou o interesse nos testemunhos reveladores de uma maior participação das mulheres na cultura escrita romana e, especialmente, nos referidos espaços intermédios. Os documentos privados produzidos por mulheres, o instumentum inscriptum, a representação nas culturas epigráficas locais ou os instrumentos de escrita associados aos contextos femininos são apenas algumas das áreas em que mais progressos foram feitos nas última década.

Pela primeira vez, a conferência internacional Women and Writing in the Roman West reunirá toda esta renovação teórica e metodológica, coorganizada pelo projeto Escritura Cotidiana. Alfabetización, Contacto Cultural y Transformación Social en Hispania Citerior da Universidad de Zaragoza e UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, e com a colaboração do Grupo de investigación Hiberus, o Instituto de Patrimonio Histórico de la Universidad de Zaragoza e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Entre os temas propostos estão:

- Epigrafia e autorrepresentação feminina
- Escrita e mulheres na iconografia
- Mulher e poesia: as carmina latina epigraphica
- Alfabetização feminina em Roma e nas províncias
- Alfabetização feminina nas culturas epigráficas paleo-europeias
- Estudos comparativos com outros espaços contemporâneos

Organizadores:

Dr. Gabriela de Tord Basterra (UNIZAR-UB) (gdetord@unizar.es)
Dr. Javier Herrera Rando (ULisboa-UNIARQ) (javierherrerarando@edu.ulisboa.pt)
Dr. Amílcar Guerra (Ulisboa-UNIARQ) (aguerra@campus.ul.pt)

Mais informações

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

até
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Partilhar