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Congressos e Conferências

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa 2024

A Universidade de Lisboa organiza a 3.ª edição das Jornadas Pedagógicas, que têm lugar no dia 18 de setembro de 2024, na Faculdade de Letras da ULisboa.

perfil de um rapaz a escrever em computador a uma mesa, com pessoas em fundo a escrever

Este evento tem como principal objetivo reunir estudantes, docentes e investigadores, mas também trabalhadores técnicos e administrativos da ULisboa, para discutirem temas de interesse comum e reforçar laços de interconhecimento e cooperação. Embora as Jornadas se destinem sobretudo ao debate interno, são abertas à participação de oradores e convidados provenientes de outras instituições.

O evento é organizado por forma a privilegiar a troca de opiniões e a partilha de experiências. A participação é gratuita, apenas sujeita a inscrição prévia.

 

“Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem” serão o tema desta edição das Jornadas Pedagógicas da ULisboa.

As metodologias ativas têm-se destacado como uma abordagem pedagógica eficaz no ensino superior, promovendo o envolvimento dos estudantes e melhores aprendizagens. Esta abordagem inclui, segundo Felder e Brent (2009), os momentos em que “todos os estudantes numa aula são convocados a participar em atividades relacionadas com a UC que não impliquem ver, ouvir ou tomar notas”[1].

Inúmeros estudos confirmam a eficácia do Active Learning. A metanálise de Freeman et al. (2014) revela que estudantes em ambientes de aprendizagem ativa apresentam um desempenho significativamente superior em comparação com métodos tradicionais, como aulas expositivas[2]. Theobald e a sua equipa (2020) demonstraram que a aprendizagem ativa tem impacto na redução das desigualdades de desempenho entre estudantes sub-representados/as e os/as seus colegas, promovendo maior equidade no ensino superior[3]. Mitchell Waldrop (2015) no seu artigo “The science of teaching science” destaca que a resolução ativa de problemas oferece uma compreensão mais profunda do que as aulas expositivas. No entanto, alguns docentes ainda resistem à implementação de active learning apesar dos apelos a uma abordagem científica também ao ensino como enfatiza Linda Hogdes (citada por Wladrop, 2015) “Scientists need to approach teaching with the same rigour and appreciation for evidence that they exercise in the laboratory” [4].

A Reitoria da Universidade de Lisboa convida a sua comunidade académica a refletir sobre os conceitos e práticas de Active Learning e sua implementação no ensino superior, assim como a inovar as suas práticas pedagógicas para maximizar o envolvimento e o sucesso dos seus estudantes.


[1] Felder, Richard & Brent, Rebecca. (2009). Active learning: An introduction. ASQ Higher Education Brief.

[2]https://www.engr.ncsu.edu/wp-content/uploads/drive/1YB2KK3wLqP3EhXyYdKtE9-4mBJzc2rc2/Active%20Learning%20Tutorial.pdf Freeman, S., et al. (2014). "Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics." Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(23), 8410-8415

[3] Theobald, E. J., et al. (2020). "Active learning narrows achievement gaps for underrepresented students in undergraduate science, technology, engineering, and math." Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(12), 6476-6483.

[4] Waldrop, M. M. (2015). The science of teaching science. Nature, 523(7560), 272


Entrada livre, sujeita a inscrição prévia.

Considerando o trabalho que se pretende desenvolver em algumas das sessões paralelas, haverá um limite de participantes. Por isso, deve ser indicada a ordem de preferência para participação, no momento de inscrição.

 

Programa

09h00 Receção dos participantes
09h30 Sessão de Abertura
Luís Ferreira (Reitor da Universidade de Lisboa)
09h45 Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior e Centros de Excelência de Inovação Pedagógica
Apresentação dos Projetos
Luís Castro (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa)
10h15 A Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens
Lançamento da 2ª edição do Projeto ULTRA
Sofia Sá (Consultora e Formadora Pedagógica)
10h45 Coffee-Break
11h00 Achieving success with active learning: proven strategies to enhance student achievement
Alcançar sucesso com a aprendizagem ativa: estratégias comprovadas para melhorar o desempenho dos alunos 
Richard Felder (Presidente da Education Designs, Carolina do Norte)
Rebecca Brent (Professor Emérito de Engenharia Química da Hoechst Celanese, NC State University)
12h30 Pausa para almoço
14h00

Sessões paralelas (baseadas nas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior)

Sessão 1 – A integração do estudante no Ensino Superior

Sessão 2 - O processo de ensino-aprendizagem e a adoção de metodologias de ensino ativas e inovadoras

Sessão 3 - Ferramentas de gestão na deteção de situações de risco de abandono

15h00 Mesa redonda: Como avaliar a componente pedagógica da carreira docente universitária e como ter   em conta essa avaliação nos processos de avaliação e nos concursos para a carreira docente?
 
16h30 Coffee-Break
17h00

Workshops paralelos

Workshop 1: Flash Active Learning

Sofia Sá (Consultora e Formadora Pedagógica)

Workshop 2: Challenge-based learning

Rita Tomé (coordenadora da incubadora Tec Labs, Faculdade de Ciências)

Workshop 3: Inovação Pedagógica e Inteligência Artificial

Luís Tinoca (Professor Associado, Instituto de Educação)

18h30 Encerramento
Hermenegildo Fernandes (Diretor da Faculdade de Letras) 
Luís Castro (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa)

 

 

 


 

Achieving success with active learning: proven strategies to enhance student achievement
Alcançar sucesso com a aprendizagem ativa: estratégias comprovadas para melhorar o desempenho dos alunos 

While a good traditional lecture can motivate and instruct, extensive research has shown that much greater acquisition and retention of new knowledge occurs if the students are actively engaged in class. However, simply inserting activities into lectures may not be sufficient to achieve the full potential benefit of active learning: instructors who adopt this technique often make certain mistakes that can severely limit its effectiveness. This interactive seminar reviews the basic structure of active learning, describes the common mistakes made in its implementation, and suggests strategies for getting students fully engaged in class while avoiding the mistakes.

Embora uma boa aula tradicional possa motivar e instruir, uma vasta investigação demonstrou que a aquisição e retenção de novos conhecimentos é muito maior se os alunos estiverem ativamente envolvidos na aula. No entanto, a simples introdução de atividades em aulas teóricas pode não ser suficiente para alcançar todos os benefícios potenciais da aprendizagem ativa: os professores que adotam esta técnica cometem frequentemente alguns erros que podem limitar seriamente a sua eficácia. Este seminário interativo revê a estrutura básica da aprendizagem ativa, descreve os erros mais comuns cometidos na sua implementação e sugere estratégias para conseguir que os alunos participem plenamente na aula, evitando os erros. 



 

 

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