Os Verdes Anos (Paulo Rocha, 1963)
O filme Os Verdes Anos , de Paulo Rocha, é apresentado no dia 8 de novembro, às 19h, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa. Esta sessão integra o Ciclo "Transformações" do programa Cinema na Universidade de Lisboa .
Ciclo de Cinema "Transformações": No decorrer da vida de cada ser ocorrem múltiplas transformações. No campo literário, Gregor Samsa tornou-se insecto. Na física, Émilie du Châtelet demonstrou que a energia não pode ser criada nem destruída. No cinema, a metamorfose tem servido, ao mesmo tempo, enquanto tema narrativo e elemento simbólico. Este ciclo de cinema reflete sobre diferentes eixos que passaram por nós, enquanto indivíduos e sociedade, desde a década de 60 até aos dias de hoje. Exibe cinco filmes que abordam transformações tão diversas como o êxodo rural, o planeamento urbano, a (des)igualdade de género, as alterações climáticas, as migrações e os processos ditatoriais, para afirmar que, nas artes, como na vida, nada se perde, mas tudo se transforma.
Os Verdes Anos
(Paulo Rocha, 1963)
Classificação: M/12
Duração: 01h25m
Com apresentação do Professor João Pardal Monteiro (Faculdade de Arquitetura).
Sinopse
Um rapaz de 19 anos, Júlio, vem para Lisboa a fim de tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega a Lisboa, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio. À medida que o filme se desenrola, vai nascendo um romance de amor entre os dois, mais forte da parte de Júlio, que ciumento, sentindo-se numa atmosfera estranha e hostil, desconfia permanentemente de Ilda, facto que a leva a romper o namoro.
PAULO ROCHA : 50 ANOS DE CINEMA - teaser 1 from Midas Filmes on Vimeo.
Entrada Livre, limitada à lotação da sala.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!