Jornadas Científicas 2023 - Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível
Com o objetivo de sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de docentes e investigadores, gestores de ciência, estudantes e público em geral, a Universidade de Lisboa promove as Jornadas Cientificas 2023 sob o tema " Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível".
A Ciência Aberta representa uma abordagem à ciência que é colaborativa, transparente e acessível, facilitando a partilha e a comunicação de processos e resultados. Há uma ampla gama de atividades na Ciência Aberta, incluindo a publicação em acesso aberto, os dados abertos e a revisão por pares aberta.
Também inclui, no entanto, a inovação aberta e a ciência cidadã, ou mais amplamente, o envolvimento de stakeholders, onde empresas e outros parceiros, incluindo cidadãos, participam diretamente da investigação.
A Ciência Aberta caminha lado a lado com a integridade e a ética por parte dos investigadores, melhora a transparência e reprodutibilidade da investigação, bem como a propriedade pública da ciência, especialmente aquela que é financiada publicamente. Para que a Ciência Aberta se generalize é necessário incluir as práticas da Ciência Aberta na avaliação do desempenho e nos planos de desenvolvimento de carreira, bem como nos critérios de avaliação para financiamento de projetos e instituições.
A palestra inicial abordará genericamente as questões da ciência aberta e inovação, a que se seguirá três sessões temáticas, em formato de mesa redonda, com convidados e participação do plenário.
Antes e durante o evento serão apresentados posters eletrónicos (consulte aqui os Posters digitais) em que a Universidade de Lisboa divulgará as suas atividades interdisciplinares e de impacto na sociedade.
Nesta segunda edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa, é publicado o ULisboa Atlas of Associate Laboratories 2023 que reúne informação sobre os 21 Laboratórios Associados em que a Universidade de Lisboa é líder ou participante, nomeadamente a área científica de atuação, objetivos estratégicos, atividades e impacto.
No Programa:
- Sessão 1 - Publicações, dados e infraestruturas tem como objetivo discutir políticas de acesso aberto nacionais e da União Europeia (editoras predadoras, acordos transformativos), plataformas de disseminação da informação científica e rede de repositórios científicos de acesso aberto; planos de gestão de dados e repositórios de dados de investigação (princípios FAIR); integridade, transparência e reprodutibilidade; produtividade, avaliação de desempenho, projetos e instituições.
- Sessão 2 - Inovação aberta e interdisciplinaridade tem como objetivo discutir a colaboração e interdisciplinaridade, a partilha de conhecimento e recursos entre o meio académico e agentes externos; desafios de cibersegurança e privacidade; inteligência artificial, softwares open source e outras open tools; transferência de conhecimento/tecnologia para a economia.
- Sessão 3 - Ciência cidadã visa a discussão da translação do conhecimento científico para a sociedade e o envolvimento dos stakeholders, incluindo cidadãos; responsabilidade social científica; políticas públicas; democratização do conhecimento; impacto social da investigação.
Programa
9h00 – 9h30 Receção dos participantes
9h30 – 9h40 Abertura
9h40 – 11h00 A Vida em Toda a Parte: algumas ideias sobre ciência, universidades, centros de investigação, museus, literacia científica, e outras…
Nuno Ferrand de Almeida, Universidade do Porto
11h00 – 11h30 Intervalo para café
11h30 – 13h00 Sessão 1 – Publicações, dados e infraestruturas
Moderador: Jorge Buescu, Faculdade de Ciências
Painel:
Ana Valdez, Faculdade de Letras
Fátima Montemor, Instituto Superior Técnico
Fernando Mira da Silva, Instituto Superior Técnico
Hugo Miranda, Faculdade de Ciências
Pedro Magalhães, Instituto de Ciências Sociais
13h00 – 14h30 Almoço livre
14h30 – 16h00 Sessão 2 – Inovação aberta e interdisciplinaridade
Moderador: Joana Mendonça, Instituto Superior Técnico
Painel:
Helena Florindo, Faculdade de Farmácia
Jorge Maia Alves, Faculdade de Ciências
Pedro Amaral, Instituto Superior Técnico
Paulo Parra, Faculdade de Belas Artes
Miguel Garcia, VectorB2B CoLAB
16h00 – 16h30 Intervalo para café
16h30 – 18h00 Sessão 3 – Ciência cidadã
Moderador: Teresa Firmino, PÚBLICO
Painel:
Bruno Silva-Santos, Faculdade de Medicina
Paulo Morgado, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Sara Falcão Casaca, Instituto Superior de Economia e Gestão
Teresa Ferreira, Instituto Superior de Agronomia
Pedro Reis, Instituto de Educação
18h00 – 18h30 Encerramento
18h30 Entrega de prémios da Competição Universitária 3 Minutos de Tese ULisboa
Acesso A participação é livre, mas sujeita a inscrição.
Contacto: jornadascientificas@reitoria.ulisboa.pt
Posters digitais
Consulte aqui os Posters digitais
Submissão de Posters
Até 21 de junho está aberta a submissão de Posters para a 2ª edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa.
Para submeter os posters os participantes deverão:
- Descarregar aqui o template do poster.
- Editar o poster com os conteúdos, não havendo necessidade de criar qualquer cabeçalho ou rodapé relativamente às Jornadas Científicas, pois são elementos que serão acrescentados à posteriori, nas apresentações.
- Após concluído, exportar o poster em formato PDF.
- Enviar o ficheiro até dia 21 de junho para o email jornadascientificas@reitoria.ulisboa.pt
Neste evento, a apresentação de posters será feita, exclusivamente, de forma digital. A preparação e o envio de um poster não é obrigatório e não condiciona a participação no evento. Qualquer dúvida relativa aos posters pode ser esclarecida através do email.
As Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa: Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível” têm, no fecho do seu programa, a Cerimónia de entrega dos prémios 3 Minutos de Tese ULisboa.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!