Prémios

Alumnus do Instituto Superior Técnico vence Prémio de Mérito da AP2SI

O galardão conquistado por Fábio Gomes tem um valor pecuniário de 1000 euros.

Alumnus do Instituto Superior Técnico vence Prémio de Mérito da AP2SI

Fábio Gomes, antigo aluno do Instituto Superior Técnico conquistou a 5.ª edição do Prémio de Mérito da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI), com o trabalho Cryptojacking Detection with CPU Usage Metrics.

O trabalho, orientado pelo professor Miguel Pupo Correia, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), teve como principal objetivo o desenvolvimento de um mecanismo de deteção de técnicas de cryptojacking baseado na monitorização de métricas de CPU e análise via machine learning. “A ideia era focar um dos problemas que ocorre quando se está a minar moedas através do browser e tentar arranjar forma de o detetar recorrendo a machine learning, reduzindo ao máximo tanto os falsos positivos como os falsos negativos”, explica o alumnus. “Foram encontrados vários algoritmos que se adequavam aos dados fornecidos, assim como métodos e condições de melhoria para estes algoritmos, como é o caso da existência de múltiplos Cores no CPU para se obter melhores resultados”, acrescenta.

Os trabalhos a concurso foram analisados pelo júri do galardão “nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência atual do tema”, tal como se pode ler na página da AP2SI.

Criada em 2012, a AP2SI, uma associação de direito próprio sem fins lucrativos tem como missão aumentar a consciencialização em Portugal para as questões da segurança da informação através da promoção de boas práticas, eventos de divulgação, conferências, entre outros.

prémio de mérito atribuído pela associação distingue dissertações que tenham sido discutidas e publicadas para a obtenção do grau de mestre, realizadas em instituições do ensino superior em território nacional, no decorrer do ano transato à sua atribuição. O conteúdo da tese “deve estar relacionado com o tema da Segurança da Informação ou vertentes habitualmente associadas tais como, mas não limitadas a Privacidade de Dados, Segurança Informática, Auditoria em Sistemas de Informação ou Cibersegurança”, como é referido no regulamento do galardão.

Fonte: Instituto Superior Técnico