Prémios

António Guterres galardoado com prémio Carlos Magno

O secretário-geral das Nações Unidas e antigo aluno do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa , engenheiro António Guterres, recebe hoje, 30 de maio, o prémio Carlos Magno.

António Guterres galardoado com prémio Carlos Magno

António Guterres torna-se assim, o primeiro português a obter o prestigiado galardão internacional, atribuído desde 1950 a personalidades que tenham contribuído para a unidade do continente europeu.

Apesar da atribuição do prémio já ter sido anunciada em janeiro passado, é hoje que o atual secretário-geral da Nações Unidas recebe o prémio por ser “um destacado defensor do modelo europeu de sociedade, do pluralismo, tolerância e diálogo, de sociedades abertas e solidárias, do fortalecimento e consolidação da cooperação multilateral”, como o define o comité que atribui o galardão. O antigo aluno do Instituto Superior Técnico junta-se assim à prestigiada lista de premiados onde constam nomes como Winston Churchill, Robert Schumann, Jacques Delors, Bill Clinton, Jean-Claude Juncker, Angela Merkel e os papas Francisco e João Paulo II.