Prémios

Cerimónia de Entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2022 a Luís Portela

A cerimónia de entrega do prémio a Luís Portela decorreu no dia 28 de maio de 2024, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Cerimónia de Entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2022 a Luís Portela

O médico e gestor Luís Portela, Presidente da Fundação Bial, foi reconhecido pelo seu empreendedorismo singular e liderança visionária.

A cerimónia de entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2022, instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, contou com a presença da ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, do Presidente do Conselho Geral da ULisboa, Eng.º Carlos Pina, do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Moita de Macedo, e do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, para a entrega da distinção deste Prémio ao Presidente da Fundação Bial, Luís Portela.

A ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, descreveu a longa carreira de Luís Portela abordando as áreas às quais se tem dedicado: “Luís Portela sempre quis mais do que a sua própria empresa e via mais longe. Sabia que tinha um papel a desempenhar no acesso da população aos medicamentos.” Mencionou ainda o seu investimento na área das neurociências, a área que estava mais perto do domínio da ciência e da espiritualidade, que o premiado tem procurado ampliar.

Citou também inúmeros elogios tecidos por quem melhor conhece Luís Portela, caracterizando-o como “um ser humano excecional (...)” com quem “dá gosto conviver e partilhar, mesmo que à distância, os sucessos que tem conseguido e o prestígio que tem proporcionado a Portugal.”.

Seguiu-se a entrega do Prémio Universidade de Lisboa – Caixa Geral de Depósitos 2022 a Luís Portela, sobre o qual o premiado referiu ser uma grande honra receber este Prémio: “Tenho tido o gosto de, ao longo da vida, receber algumas distinções, mas esta, vinda da academia, vinda da Universidade de Lisboa, tem, para mim, um significado especial.” (...) “Estou profundamente grato a todos aqueles que têm apoiado minha trajetória de vida. Estou muito grato à Universidade de Lisboa pela distinção com que me honrou hoje.”.

Após o agradecimento do premiado, foi o Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Moita de Macedo, quem deu o seu contributo referindo que é a primeira vez que a Universidade de Lisboa, na história deste prémio, destaca também uma carreira de empresário: “Vemos isso com agrado, melhor dizendo, vemos duas coisas com agrado: uma ser um empresário, o premiado, porque precisamos de bons empresários e destacados, como o júri o fez. (...) A segunda coisa que vemos com manifesto agrado é que haja inovação na área em que se confere o prémio, porque é preciso inovar e porque a Universidade é o terreno, por excelência, da inovação.”.

Por fim, tomou a palavra o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, que inicia o seu discurso referindo a relevância do prémio e a personalidade homenageada: “Reunimo-nos hoje neste local simbólico da Universidade de Lisboa, o Salão Nobre da Reitoria, para atribuir o Prémio Universidade de Lisboa - Caixa Geral de Depósitos, a uma figura notável, cuja contribuição para a ciência e para o bem-estar da humanidade é verdadeiramente inspiradora. Estou a referir-me, naturalmente, a Luís Portela, uma figura incontornável na indústria farmacêutica e um visionário incansável na busca pelo avanço do conhecimento. Este prémio, de acordo com o edital, tem como objetivo distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da ciência e ou cultura e para a projeção internacional do país.”.

O Reitor salientou ainda que “Ao longo dos anos, Luís Portela tem sido um exemplo de dedicação à investigação e à inovação, sempre com uma visão abrangente e humanitária. Desde os seus primeiros passos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde demonstrou uma curiosidade insaciável e um compromisso com o serviço aos outros, até à liderança da Bial, onde transformou uma empresa familiar numa potência farmacêutica reconhecida internacionalmente, Luís Portela tem sido uma força motriz, na promoção da ciência e da saúde.”.

Por indicação do homenageado o valor pecuniário do prémio será entregue à Academia Nacional de Medicina de Portugal, através do Presidente, Dr. Duarte Nuno Vieira.

O evento contou ainda com um momento musical pelo Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa, no Átrio dos Passos Perdidos da Reitoria.

Prémio Universidade de Lisboa é instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

Leia aqui a biografia do Premiado.

Fotografias © André Farias Filipe | Universidade de Lisboa