Conferência “A Universidade perante os desafios do Antropoceno”

No dia 24 de outubro realizou-se, na ULisboa, a Conferência “A Universidade perante os desafios do Antropoceno”.

Conferência “A Universidade perante os desafios do Antropoceno”

A Conferência “A Universidade perante os desafios do Antropoceno” contou com diversos momentos no seu programa, dedicados ao debate acerca das ameaças que as disrupções ambientais e climáticas acarretam para a habitabilidade da Terra.

Precedeu a Conferência um momento em que os Estudantes da ULisboa tiveram a oportunidade de dar a conhecer os projetos que têm vindo a desenvolver.

A sessão foi aberta pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira e contou com a participação de Viriato Soromenho-Marques (Faculdade de Letras), em apresentação do tema “Como Reaprender a Habitar a Terra no Antropoceno?” que foi seguido pelo debate moderado por Teresa Firmino (jornalista do Público) com um painel que contou com Pedro Matos Soares (Faculdade de Ciências), Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais), Cristina Branquinho (Faculdade de Ciências), José Manuel Lima Santos (Instituto Superior de Agronomia), Tiago Águas (Faculdade de Arquitetura) e David Ferreira, Instituto Superior Técnico).

O tema principal desta conferência foi o das alterações climáticas que, em conjugação com o declínio da biodiversidade constituem a manifestação suprema da crise global do ambiente. Surgiram, como tema, no grande espaço público há apenas algumas escassas décadas, e, de forma irregular e descontínua, não escapando à estrutura cíclica de atenção/esquecimento típica dos processos de entrosamento entre informação, manipulação e propaganda, regem a paisagem mediática contemporânea.

Estas e as ameaças adjacentes, que percorrem um Planeta Terra radicalmente alterado pela ação antrópica exigem que as Universidades sejam capazes de se interrogar criticamente, tanto sobre o caminho percorrido, como prospetivamente sobre as contradições e obstáculos que ameaçam a possibilidade de futuro. Esta conferência na Universidade de Lisboa pretendeu, assim, contribuir para esse rumo inadiável.