Outros

CWUR coloca a ULisboa na posição 201 entre as 19 788 universidades avaliadas pelo ranking em 2021

A Universidade de Lisboa subiu 5 posições no último ano, posicionando-se no 201º lugar a nível mundial, na 81º posição na Europa e no top 1.1% do CWUR 2021.

O Center for World University Rankings (CWUR) coloca a ULisboa na posição 201 entre as 19 788 universidades avaliadas pelo ranking em 2021

A ULisboa mantém o 1º lugar entre as instituições de ensino superior portuguesas listadas pelo ranking na edição deste ano.

O destaque da ULisboa deve-se sobretudo ao seu desempenho no indicador da investigação científica, no qual subiu para a posição 169ª, mantendo-se no top 200 mundial.

O CWUR foi lançado em 2012, sendo considerado o mais vasto ranking mundial, dado que avalia aproximadamente 20 mil universidades, através de 4 indicadores: qualidade de ensino, (alumni distinguidos), empregabilidade de alunos alumni (ex-alunos que ocupam cargos CEO nas maiores empresas mundiais), qualidade do corpo docente (académicos com prémios internacionais) e qualidade da produção científica (publicações e citações).

O país mais fortemente representado no top 2 000 do ranking CWUR em 2021 são os Estados Unidos (347 universidades) seguido pela China (277), Japão (124), Reino Unido (95), França (79) e Rússia (46).