Outros

Eficiência Energética: Universidade de Lisboa com candidaturas aprovadas pelo Fundo Ambiental no valor de 14,9 milhões

Nos últimos meses, a Universidade de Lisboa viu aprovadas 14 das 16 candidaturas efetuadas ao Programa “Eficiência Energética na Administração Pública Central” no âmbito do PRR nacional - Plano de Recuperação e Resiliência português , sob coordenação do Fundo Ambiental . Os Termos de Aceitação já se encontram assinados e o prazo de implementação dos projetos decorrerá até ao final de 2025.

As intervenções visam um total de 24 edifícios, incluindo a Reitoria da Universidade, o Complexo de Piscinas do Estádio Universitário de Lisboa, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia, a Faculdade de Medicina Dentária, a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Medicina Veterinária, a Faculdade de Motricidade Humana, o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Superior de Economia e Gestão.

O valor global de financiamento atribuído pelo Fundo Ambiental à Universidade de Lisboa é de, aproximadamente, 14,9 milhões de euros. Os projetos a implementar visam medidas relacionadas com substituição de vãos envidraçados, colocação de sombreamento e isolamento térmico, alteração do sistema de iluminação convencional por tecnologia LED, intervenções em sistemas técnicos (AVAC, Gestão Técnica Centralizada, entre outros), instalação de sistemas de produção de energia com recurso a fonte de energia renovável (solar térmico e fotovoltaico), medidas de eficiência hídrica e realização de campanhas de comunicação e sensibilização. A potência a instalar nos sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo a partir de FER previstos neste âmbito é estimada em 2,22 MW.

A implementação dos projetos permitirá à Universidade de Lisboa dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, uma vez que conduzirá a alterações significativas a nível da eficiência energética, conforto e reabilitação de sistemas e de equipamentos, contribuindo para o cumprimento dos objetivos definidos no Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2021-2030, principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030, no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050), e, ainda, o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO.AP - EcoAP 2030). Prevê-se, globalmente, reduções de consumo de energia e de emissões de GEE superiores a 40% e uma redução de consumo de água superior a 9000 m3/ano.