A sessão contou com a presença da Professora Cecília Rodrigues, Vice-reitora da Universidade de Lisboa, na apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos pelas seis equipas participantes: Calypso, Charybdis, Circe, Cyclop, Scylla e Sirenes. No encerramento da sessão foi anunciada a equipa vencedora pelo Professor Luís Tinoca.
Encerramento da Fase de Projeto do Programa ULisses 2024
O projeto vencedor do desafio ULISSES 2024 foi desenvolvido e apresentado pela equipa Scylla, composta por Ana Domínguez (Universitat Politècnica de Catalunya), Cátia Pereira (Universidade de Lisboa), Katrin Frey (Technische Universität Darmstadt), Leonor Azancot (Universidade de Lisboa) e Natalia Niedzbała (Wrocław University of Science and Technology). Esta equipa foi acompanhada pelos mentores: André Gomes e Raquel Moura (Universidade de Lisboa).
A equipa vencedora desenvolveu um projeto científico que respondeu de forma direta e clara aos três principais objetivos do desafio desta edição. Antes de mais, foram capazes de identificar os recursos tecnológicos e as estratégias de comunicação necessários à identificação da área afetada pelo incidente descrito no desafio. De seguida, através do estudo da biodiversidade da região afetada, apresentaram uma lista de espécies com elevado risco e desenvolveram um plano de monitorização detalhado capaz de avaliar o impacto do mesmo ao longo do tempo. Por fim, criaram duas soluções inovadoras, com o intuito de reduzir a poluição de plásticos nos nossos oceanos. Abraçaram o desafio de forma científica, criativa e audaz. Parabéns, Scylla!
O ULISSES (ULisboa Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas) é um projeto educativo internacional que visa proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem ativa e a aquisição de competências relacionadas com a preservação dos Oceanos.
A ULisboa já está a trabalhar na 5.ª edição cujas candidaturas estão previstas decorrer entre Novembro e Dezembro de 2024.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: