Prémios

Investigadores da Faculdade de Ciências eleitos para Comités da Federation of European Biochemical Societies

A eleição teve lugar em julho passado no 48.º Congresso anual da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica (na sigla FEBS, em inglês), em Milão.

FEBS

Margarida Gama-Carvalho e Carlos M. Farinha, investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foram eleitos para fazerem parte dos Comités de Ciência e Sociedade (Science and Society) e de Prémios de Excelência e Bolsas (Excellence Awards and Fellowships) da FEBS, respetivamente.

A FEBS é uma das maiores organizações de ciências moleculares da Europa, com iniciativas que visam apoiar e promover a investigação nas áreas da Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, Biofísica Molecular e áreas relacionadas, através das suas publicações, cursos avançados, bolsas, e o congresso anual, entre outras iniciativas. O intercâmbio e cooperação entre instituições científicas, bem como a formação de cientistas no início de carreira, são alguns dos pontos chave enfatizados pela Federação.

O comité de Ciência e Sociedade da FEBS tem como responsabilidade alertar para problemas éticos, legais e societários relativos à investigação nas biociências, contribuindo para o debate europeu em políticas de ciência. Já o comité de Prémios de Excelência e Bolsas é responsável pela avaliação e atribuição de prémios de excelência e bolsas aos vencedores.

A investigação de Margarida Gama-Carvalho foca-se em redes de regulação pós-transcricionais da expressão génica dependentes de RNA com abordagem de Biologia Molecular, Transcritómica e Bioinformática.

O trabalho de Carlos M. Farinha centra-se no estudo dos mecanismos moleculares que rodeiam a proteína CFTR, que está na base da fibrose quística, uma doença autossómica recessiva rara, que afeta principalmente o pulmão dos pacientes.

Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa