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Prémios

Estudantes do Instituto Superior Técnico destacam-se na European Innovation Academy 2024

A competição internacional de empreendedorismo "European Innovation Academy", tem como objetivo capacitar a nova geração de empreendedores para solucionar problemas reais da sociedade.

Grupo de Estudantes do Instituto Superior Técnico destacam-se na European Innovation Academy 2024
Instituto Superior Técnico

Este verão, a European Innovation Academy (EIA) voltou a concluir o seu Bootcamp de Inovação e Empreendedorismo, somando mais de 450 novos alumni à sua rede global. 

O programa intensivo de três semanas, realizado em Portugal, contou com 14 estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os 14 estudantes selecionados para embarcar nesta aventura receberam bolsas apoiadas pela Fundação Santander e tiveram a oportunidade de desenvolver startups inovadoras que solucionam problemas reais. 

Duas das equipas integradas por estudantes do Instituto Superior Técnico garantiram lugar no “EIA TOP Teams 2024”: a AnkleWise, com a participação de Luca Gusella, estudante do Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia e Miguel Fernandes, aluno de do Mestrado em Engenharia Biomédica, e a CriticAI, com André Ribeiro, estudante de Mestrado em Matemática Aplicada e Computação.

O projeto AnkleWise, um dispositivo vestível que mede o uso dos músculos do tornozelo em atletas de alto rendimento e ajusta a postura para prevenir lesões antes que ocorram, recebeu o Prémio de Patente de Inovação da Nixon Peabody, que permitirá à equipa proteger a propriedade intelectual do mesmo. 

A equipa de Luca Gusella e Miguel Fernandes foi também selecionada para o programa CityXperiment, uma aceleradora de empresas em parceria com o Município do Porto, em que trabalhará com instituições como o Centro Hospitalar Universitário São João, para validar a solução junto de especialistas da área médica. Sobre a experiência na EIA, Luca Gusella destacou a diversidade dentro das equipas e o “poder” que isso lhes dá, afirmando ser “impressionante o que se consegue alcançar quando se têm as pessoas com as competências adequadas e se complementam”. 

André Ribeiro fez parte da equipa que criou uma plataforma, a CriticAI, que visa ajudar os professores a integrar exercícios de pensamento crítico nas suas aulas. Visa, assim, colmatar a falta de tempo e recursos dos docentes para preparar os estudantes para desafios futuros.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

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