Ação Social

Entrega de chaves aos novos residentes do novo edifício da Residência da Ajuda.

O início do ano letivo foi marcado pela entrada dos novos residentes nos blocos C e D da Residência.

Entrega de chave aos estudantes do novo edifício da Residência da Ajuda da ULisboa
Duarte Pinheiro | Universidade de Lisboa

Em conjunto com os Serviços de Ação Social, a Universidade de Lisboa procedeu, no dia 20 de setembro de 2024, à entrega, em mão, das chaves, aos estudantes que agora deram entrada no edifício que conclui o projeto da Residência da Ajuda.

A abertura dos novos blocos representa um acréscimo de mais 123 camas para estudantes na Residência do Pólo da Ajuda. A residência inclui um total de 307 camas: 184 na primeira fase da sua abertura e agora, 123 novas camas, na segunda fase. Encontram-se distribuídas por duzentos e seis quartos individuais, quarenta e quatro quartos duplos, três quartos para utentes com mobilidade condicionada e cinco apartamentos T1.

O alojamento estudantil continua a ser um dos desafios sobre os quais a ULisboa tem vindo a trabalhar incessantemente. A cerimónia de abertura do ano letivo que agora se inicia foi, aliás, também marcada por esta mensagem. O Reitor da Universidade de Lisboa instigou toda a comunidade ULisboa a contribuir na concretização de projetos ambiciosos que “permitirão à Universidade de Lisboa prestar um melhor serviço aos Estudantes que nos escolhem para realizar o seu percurso académico”.

As diversas residências destinadas a estudantes da ULisboa vêem agora os seus projetos em curso, ou mesmo em conclusão, como é o caso dos blocos C e D da Residência edificada no Lote 2 do Pólo Universitário do Alto da Ajuda da Universidade de Lisboa, numa área de adjacência do edifício da Cantina.

O edifício da Residência organiza-se em quatro blocos (A, B, C e D) interligados entre si, com um pátio interior central que delineia a sua lógica de continuidade entre os novos blocos e os já em funcionamento prévio (os blocos A e B desta Residência). A comunicação entre os quatro blocos cria um circuito interno contínuo em cada piso, sempre em torno do pátio central, que é o grande espaço de encontro de toda a comunidade da Residência. Entre os quatro blocos, a Residência inclui diversas zonas sociais, desde a entrada principal, à área de percurso do seu atravessamento, ao pátio interior, e diversas áreas comuns, como as lavandarias, as copas e zonas de refeição, salas de estudo e zonas de estar informais, como a Sala de Convívio.