Passar para o conteúdo principal
Prémios

Equipa do Instituto Superior Técnico volta a conquistar pódio em competição internacional de robótica

Estudantes do Instituto Superior Técnico e investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica, da Universidade de Lisboa, conquistaram o terceiro lugar RoboCup 2024.

Grupo de estudantes da Equipa do Técnico que volta a conquistar pódio em competição internacional de robótica
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)

A SocRob@Home, uma equipa constituída por estudantes do Instituto Superior Técnico e investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), voltou a alcançar o pódio na RoboCup 2024, um dos maiores campeonatos de robótica e inteligência artificial do mundo. Depois de, no ano passado, ter conquistado a segunda posição, a equipa saiu da competição com um terceiro lugar.

A RoboCup é considerada um dos principais eventos para competir em robótica, contando com 17 competições em cinco categorias, que vão de futebol robótico a robots para cuidado de pessoas. A equipa do Instituto Superior Técnico SocRob@Home participa nesta competição desde há vários anos.

Este ano, ao chegar à final em segundo lugar, a equipa enfrentou a forte concorrência dos “Tidy Boys” da Universidade Nacional de Pusan e da Universidade Nacional de Seul – campeões do ano passado – e da Nimbro@Home da Universidade de Bona, na Alemanha, que costumava acumular vitórias na competição.

Pedro Lima, Professor do Instituto Superior Técnico, presidente do ISR-Lisboa e coordenador da equipa, comentou que este resultado vem no seguimento de uma série consistente de boas presenças na categoria RoboCup@Home nos últimos anos: 4.º lugar em 2018 e 2020, e 2.º lugar em 2023. “Como sempre, este é o resultado da excelente equipa de estudantes de vários níveis, investigadores e técnicos, que trabalham sob prazos urgentes e exigindo muita criatividade e capacidade de resolução de problemas”.

A SocRob@Home ficou classificada no top 3 num total de 17 equipas de instituições como  a Universidade de Tsinghua (China), a EPFL (Suíça), a Universidade Nacional Autónoma do México, o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), a Universidade de Lincoln (Reino Unido), a SoftBank Robotics e o CATIE (Centro Tecnológico Francês).

O SocRob centrou-se inicialmente em competições de Futebol Robótico e, desde então, o projeto de longa data do ISR-Lisboa expandiu-se para abranger uma variedade de tarefas, com uma ênfase significativa em competições científicas.

Fonte: Instituto Superior Técnico em colaboração com o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Herbário «João de Carvalho e Vasconcelos» do Instituto Superior de Agronomia colabora em projeto da zona sul do Jardim Gulbenkian
Investigadores da Faculdade de Ciências eleitos para Comités da Federation of European Biochemical Societies
Aeronaves não tripuladas do Instituto Superior Técnico fazem história em exercício militar