Passar para o conteúdo principal
Prémios

Estudante do Instituto Superior Técnico sagra-se campeão mundial de stickfighting

Pedro dos Santos, estudante do Instituto Superior Técnico, conquistou duas medalhas de ouro, no Campeonato Mundial Stickfighting da GSBA.

Campeões do campeonato mundial de Stickfighting 2024 no podium.

Pedro dos Santos, estudante do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, obteve duas medalhas de ouro no campeonato mundial de stickfighting (combate de bastão), disputado entre 1 e 4 de agosto, na Polónia. 

O estudante conquistou as medalhas de ouro nas categorias de bastão único e bastão duplo em seniores (18-39 anos) com menos de 80kg.

No Campeonato Mundial Stickfighting da GSBA (Global Stick & Blade Association), Portugal contou com a representação de dez atletas (três civis da Associação desportiva Defesa Pessoal e Artes Marciais de Oeiras, e sete militares da GNR), que disputaram diferentes tipos de provas de combate. Estes eventos mundiais abrangem diversas modalidades de combate com bastão e faca mundiais, desde o Kali Filipino à esgrima, contando com a participação de centenas de atletas de vários países do mundo. A equipa portuguesa destacou-se ao conquistar um total de 15 medalhas: 6 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze. 

Na modalidade de stickfighting, a equipa de Portugal conta já com várias medalhas no seu palmarés e um Bi-Campeão do Mundo, Carlos dos Santos, atual selecionador nacional.

O stickfighting ou combate de bastão é a versão moderna do jogo do pau português ou Esgrima Lusitana, uma arte marcial portuguesa de origem popular tradicional.

Fonte: Instituto Superior Técnico

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Herbário «João de Carvalho e Vasconcelos» do Instituto Superior de Agronomia colabora em projeto da zona sul do Jardim Gulbenkian
Investigadores da Faculdade de Ciências eleitos para Comités da Federation of European Biochemical Societies
Aeronaves não tripuladas do Instituto Superior Técnico fazem história em exercício militar