Foi inaugurado no dia 21 de outubro, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, o primeiro projeto Agrivoltaico em vinha no país.
Inauguração do Projeto Agrivoltaico na vinha do Instituto Superior de Agronomia da ULisboa
Este projeto, resultante de uma parceria com a GALP, visa estudar o potencial deste conceito inovador que tem por base a conjugação da agricultura com a geração de energia fotovoltaica na mesma parcela de terreno permitindo aumentar o rendimento do agricultor e reduzir o conflito entre a agricultura e a produção de energia solar em termos do uso da terra. Para além disso, ao proporcionar sombra à vinha, é expectável que os painéis solares sirvam como medida de adaptação às alterações climáticas, protegendo a vinha de condições meteorológicas extremas (ondas de calor, granizo e chuvas intensas), reduzindo a evapotranspiração, e consequentes necessidades de rega e atenuando os problemas de avanços fenológicos, permitindo maturações mais longas e equilibradas.
Os painéis instalados permitem manipular a sua posição relativa ao Sol, de modo a permitir ajustar o nível de sombreamento às necessidades luminosas da videira.
Fonte: Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!