Prémios

Investigadora do iBB distinguida pela Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia

Cláudia P. Godinho foi a vencedora do FEMS Science Communication Award, um galardão entregue pela primeira vez este ano e que reconhece o contributo da investigadora em vários projetos de Comunicação de Ciência.

Cláudia P. Godinho, investigadora doutorada do grupo de Ciências Biológicas do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), foi a vencedora do FEMS Science Communication Award,  um galardão atribuído pela Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia (FEMS, na sigla em inglês) e que visa reconhecer, a cada dois anos, um microbiólogo a trabalhar na Europa que demonstre desenvolver atividades relevantes em comunicação e promoção da ciência em microbiologia na sociedade.

De acordo com o anúncio no site da FEMS, a atribuição deste galardão à investigadora do Instituto Superior Técnico deve-se ao seu contributo significativo para diversos projetos de comunicação de Ciência, entre os quais se destaca o Dia Internacional do Microrganismo/International Microorganism Day (DIM/IMD), cuja celebração acontece no dia 17 de setembro.

“Esta distinção é um reconhecimento importante do meu trabalho enquanto voluntária em vários projetos de comunicação de ciência, com especial ênfase no Dia Internacional do Microrganismo”, salienta Cláudia P. Godinho. A investigadora aproveita ainda a oportunidade para “agradecer a todos os envolvidos nas comemorações do IMD desde 2017, à Sociedade Portuguesa de Microbiologia pela recomendação para o prémio”, e ainda à supervisora de doutoramento e mentora, a professora Isabel Sá-Correia.

O anúncio da vencedora do galardão aconteceu na sessão de atribuição de prémios da conferência WorldMicrobeForum, coorganizada pela American Society for Microbiology (ASM), a FEMS e outras federações e sociedades de microbiologia, e que decorreu online, entre 20 e 24 de junho.

O prémio, atribuído pela primeira vez este ano, inclui um valor monetário de 1000 euros para ser aplicado no estímulo do maior envolvimento dos jovens em atividades relacionadas com a Microbiologia e na celebração do Dia Internacional do Microrganismo em 2021.

Enquanto estudante do doutoramento em Biotecnologia e Biociências do Técnico e jovem doutorada no grupo da professora Isabel Sá-Correia, Cláudia P. Godinho foi envolvida nas atividades da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e da FEMS, participando como voluntária na organização do Dia Internacional do Microrganismo desde 2018. Colaborou na organização das atividades presenciais no Técnico nesse mesmo ano e posteriormente em 2019, tendo um papel essencial na manutenção e expansão das redes sociais e do próprio site do IMD, na interface com o secretariado da FEMS, na criação de conteúdos e dinamização do evento nas redes sociais, tendo também contribuído para a organização da maratona online da edição 2020.