Quando se julgava perdido para sempre, dois investigadores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa identificaram no Arquivo Histórico da Pontifícia Università Gregoriana (PUG), em Roma, o manuscrito original da Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), do Padre António Vieira S.J..
Investigadores da Faculdade de Letras identificam manuscrito original do Padre António Vieira S.J.
Ana Travassos Valdez, Investigadora Principal do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Arnaldo do Espírito Santo, Professor Emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa são os responsáveis pela identificação do original desta obra. Integram também a equipa o Padre Martín Morales S.J., Professor Catedrático da Pontifical Gregorian University e Diretor do seu Arquivo Histórico, Irene Pedretti, restauradora e arquivista, e as conservadoras Giulia Venezia e Maria Stella Maggio.
Este manuscrito, que o Padre António Vieira considerou o seu opus magnum, constitui a chave para interpretar profetas e profecias bíblicas, que servem de fundamento para o seu tratado sobre a consumação do Reino de Cristo na terra, a que também chamou o Quinto Império.
Em entrevista à Faculdade de Letras, Ana Travassos Valdez e Arnaldo do Espírito Santo revelam um pouco mais acerca da importância deste manuscrito. Nesta entrevista os investigadores falam-nos acerca da identificação do manuscrito com mais de 300 anos.
O manuscrito original da Clavis Prophetarum e o processo da sua identificação foram apresentados numa sessão divulgada em directo (streaming) a partir do Anfiteatro I da Faculdade de Letras de Lisboa e do Arquivo Histórico da Pontifícia Università Gregoriana, em Roma, no dia 30 de Maio de 2022.
Fonte: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!