Passar para o conteúdo principal
Outros

Ministério da Saúde atribui Medalha de Serviços Distintos a membros da Universidade de Lisboa

Válter Fonseca , Diretor da Qualidade na Saúde e coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa , Manuel Carmo Gomes , Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Fátima Ventura (Instituto de Investigação do Medicamento iMed.ULisboa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa), foram distinguidos com a Medalha de Serviços Distintos – grau Ouro do Ministério da Saúde , atribuídas pelos serviços prestados na resposta à pandemia.

Manuel Carmo Gomes recebe medalha entregue pela Ministra da Saúde, Marta Temido

A distinção foi atribuída por Marta Temido, ministra da Saúde, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito da resposta à COVID-19. A cerimónia, ocorrida a 9 de março nas instalações do Infarmed, reconheceu especialistas pelo aconselhamento técnico prestado ao Ministério da Saúde e instituições públicas pelo importante empenho na campanha de vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

Foi atribuída a Medalha de Serviços Distintos – grau Ouro do Ministério da Saúde a 13 especialistas nas áreas da Epidemiologia, saúde pública e Ciências Sociais: Ana Paula Rodrigues, Ausenda Machado, Baltazar Nunes, Carla Nunes, Fátima Ventura (Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa), Henrique Barros, João Paulo Gomes, Manuel Carmo Gomes (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Milton Severo, Óscar Felgueiras, Pedro Pinto Leite, Raquel Duarte e Válter Fonseca (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

Ao longo dos últimos dois anos de pandemia, o Ministério procurou ouvir especialistas de várias áreas do conhecimento, para que a estratégia de adequação das medidas de resposta à COVID-19 estivesse suportada na melhor evidência científica. O Ministério da Saúde reconheceu ainda a relevância da campanha de vacinação contra a COVID-19, que permitiu conter a doença e proteger os sistemas de saúde, atribuindo esta distinção às seguintes instituições: Núcleo de Coordenação do Plano de Vacinação contra a gripe sazonal e contra a COVID-19, na pessoa do coronel Carlos Penha Gonçalves, Administração Regional de Saúde do Norte, Administração Regional de Saúde do Centro, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Administração Regional de Saúde do Alentejo e Administração Regional de Saúde do Algarve, DGS, Administração Central do Sistema de Saúde, Infarmed, INEM, INSA, Serviços de Utilização Comum dos Hospitais, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A medalha de serviços distintos existe desde 1965, e destina-se a galardoar pessoas que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência, ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social. Pode ainda ser concedida aos organismos, instituições ou empresas que se distingam pela sua atividade nos sectores da saúde ou da assistência ou para eles tenham contribuído de modo relevante.

Corridos dois anos desde o surgimento do primeiro caso de COVID-19, a Ministra da Saúde Marta Temido deixou uma mensagem de reconhecimento e agradecimento aos distinguidos, assim como a todas as equipas que fizeram parte do processo. Dada a enorme exigência destes dois anos de trabalho e as múltiplas reuniões e horas de trabalho, a Ministra da Saúde enalteceu o trabalho dos especialistas medalhados, na análise, estudo, investigação e recolha de dados, e das instituições distinguidas, na logística e prossecução das tarefas inerentes ao combate à pandemia.

 

Fonte: Faculdade de Ciências, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa

 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Estudantes-atletas da ULisboa premiados nos EUG2024
Formação ULisboa em “Preparação de candidaturas a financiamento europeu de investigação” - Edição de 2024
Universidad Politécnica de Madrid atribui título Doutor Honoris Causa a Margarida Tomé