Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Pela 12.ª vez, voo português apoia a investigação na Antártida, levando investigadores a esta região no dia 1 de fevereiro 2024

Pela 12.ª vez, Portugal contribui para a logística científica na Antártida fretando um avião que transportará cientistas e técnicos entre Punta Arenas no Chile e o aérodromo Teniente Rodolfo Marsh Martin situado na ilha de Rei Jorge, na Antártida.

Pela 12.ª vez, voo português apoia a investigação na Antártida, levando investigadores a esta região no dia 1 de fevereiro 2024

O voo terá lugar no dia 1 de fevereiro e será a âncora da Campanha Antártica Portuguesa 2023-24 que decorrerá até ao início do mês de março, com o apoio de vários programas antárticos parceiros. O voo de ida e volta no mesmo dia transportará 20 investigadores integrados em projetos apoiados pelo Programa Polar Português (PROPOLAR), e 93 investigadores dos programas polares búlgaro, chileno, coreano, espanhol e uruguaio.

O grupo de 20 investigadores integrados em projetos apoiados pelo POLAR , que irá para a Antártida com o voo português, inclui cientistas que desenvolverão os seus projetos de investigação no âmbito da campanha antártica portuguesa 2023-24 e também cientistas que integrarão a Expedição COASTANTAR 2024, uma expedição em veleiro para o estudo das alterações climáticas na região costeira da Península Antártica, que terá lugar entre 5 e 20 de fevereiro de 2024. A campanha antártica portuguesa 2023-24 e a Expedição COASTANTAR, levarão investigadores às ilhas de Rei Jorge, ilha Livingston, ilha Deception, Cierva Cove, Estreito de Gerlache, ilha de Amsler e ilhas Melchior.

Este ano, o voo e a Expedição COASTANTAR 2024 são os contributos portugueses para a logística internacional que apoia as atividades científicas na Antártida durante o Verão austral, o período de atividade científica mais ativo do ano, no continente branco.

A campanha antártica portuguesa 2023-24 é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Programa Polar Português (PROPOLAR)

Dado que Portugal não possui infraestruturas na Antártida, a campanha desenvolve-se com base na cooperação internacional com o Chile, Espanha e República da Coreia do Sul que proporcionam apoio logístico para estadia em bases de investigação e navios de investigação, transporte de investigadores e de equipamento e apoio às atividades de investigação. A Expedição COASTANTAR 2024 contou com o apoio do Chile e de Espanha.

Para mais detalhes sobre os projetos integrados na campanha antártica portuguesa 2023-24, consultar o website do PROPOLAR.

Fonte: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Aprovação dos projectos para a execução das medidas de Eficiência Energética
Inauguração da 2.ª fase da Residência Universitária da ULisboa no Campus da Ajuda - Residência Ventura Terra
Comité Olímpico de Portugal Distingue Professor da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa com o Prémio Investigação Científica