Prémios

Premiados da competição 3 Minutos de Tese 2024

A Final da competição 3 Minutos de Tese teve lugar no dia 6 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Premiados 3MT

Na segunda edição do concurso 3 Minutos de Tese da Universidade de Lisboa, foram 12 os finalistas encontrados para explicar a importância e o impacto da sua investigação a um público não especializado, em apenas três minutos e recorrendo a um único diapositivo.

O primeiro lugar da competição foi atribuído a Nuno Ricardo de Oliveira Jordão, cujo projeto intitulado Uma vacina contra o vírus da peste suína africana? prevê uma modificação genética do vírus. O estudante da Faculdade de Medicina Veterinária defende que "a ideia é criar uma forma atenuada, mas ainda ativa, do vírus, para que ele consiga [...] infetar as células do animal" e, desta forma, "dar tempo ao animal de ativar a resposta imunitária, combater a doença e guardar algumas defesas", conclui.

A segunda posição do pódio foi ocupada por Nuno Miguel Cabecinhas Gonçalves, da Faculdade de Ciências, cuja tese tem como título O Poder dos Arco-Íris e procura "estar um passo mais perto de descobrir se a Terra é ou não a única cor no arco-íris da vida do nosso Universo".

A apresentação do projeto Tinham os artesãos medievais consciência política? levou Marco Alexandre Ribeiro, doutorando da Faculdade de Letras, a conquistar o terceiro lugar. Citando o próprio, "num mundo em que os debates em torno da participação cívica e democrática se têm multiplicado, é fundamental conseguirmos compreender o nosso passado coletivo, pois só assim podemos projetar alguma ideia de futuro".

Aos premiados desta segunda edição 3 Minutos de Tese, além dos diplomas de reconhecimento de mérito, são atribuídos os prémios, nos montantes de 5.000€, 2.000€ e 1.000€, ao primeiro, segundo e terceiro classificado, respetivamente.

O evento contou com a atuação do mágico Adrien Lochon.

A Universidade de Lisboa organizou a competição 3 Minutos de Tese (3MT) em parceria com o jornal PÚBLICO e com a FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, tendo como objetivo estimular as competências de comunicação de ciência dos estudantes de doutoramento.

Fotografias: André Filipe | ULisboa