Prémios

Professor da Faculdade de Letras da ULisboa condecorado pela Escola Naval

O Prof. Doutor José Varandas, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) , foi condecorado, no passado dia 5 de Janeiro, pela Escola Naval da Marinha Portuguesa.

Professor da Faculdade de Letras da ULisboa condecorado pela Escola Naval

Doutorado em História, com especialização em História Medieval, pela FLUL, José Varandas assume as funções de Professor Auxiliar nesta instituição desde 2013. No seu currículo, entre os vários trabalhos desenvolvidos, destacam-se a tese de doutoramento “Bonus Rex Ou Rex Inutilis: as Periferias e o Centro - Redes de Poder no Reinado de D. Sancho II (1223-1248)”, a revisão do XVII número da coleção “Turres Veteras”, e o artigo “Relato de João Carvalho Mascarenhas, um soldado português deslocado pelo mundo”, escrito em conjunto com Margarida Garcez Ventura.

A condecoração foi dada pelo Contra-Almirante Valentim José Pires Antunes Rodrigues, Comandante da Escola Naval, tendo estado presentes na cerimónia o Professor Doutor Hermenegildo Fernandes, em representação da Área de História da FLUL, e o Professor Doutor José da Silva Horta, director do curso de licenciatura em Estudos Africados da FLUL e do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Neste mesmo dia, foi ainda condecorado o Comandante Augusto Salgado, Coordenador do Grupo de Investigação em História Militar do CH-ULisboa.

Fonte: FLUL