Investigação e Desenvolvimento

Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa lidera novo centro de investigação da gravidade com investimento de oito milhões de euros

O financiamento é atribuído pela Fundação para a Ciência Dinamarquesa e permitirá criação do Center of Gravity (“Centro de Gravidade”).

Professor

Vítor Cardoso, professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, irá liderar um novo Centro de Excelência na Dinamarca, com um financiamento associado de oito milhões de euros. O Center of Gravity (CoG, ‘Centro de Gravidade’ em português) terá como objetivo unir investigação de vanguarda em torno de buracos negros e aspetos quânticos da gravidade, tendo como mote as recentes observações de ondas gravitacionais.

“Estou muito orgulhoso e feliz de poder continuar a nossa investigação de física da gravidade através desta bolsa”, partilha o docente e investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), para quem a gravidade forte é “um campo com um tremendo potencial de descoberta”. “Este é um momento único para a nossa espécie e civilização”, defende, com justificação no facto de que, na última década, foi possível “captar ondas gravitacionais que nos permitem ‘ver’ o universo de uma forma totalmente nova”, abrindo-se novas portas na investigação de fenómenos em torno da gravidade.

Conduzindo investigação no Niels Bohr Institute na Dinamarca, Vítor Cardoso vê na criação deste Centro de Excelência uma nova possibilidade de aproximação ao Técnico – “o financiamento poderá dar origens a parcerias académicas e científicas com [a Escola], tanto na área do ensino, através de parcerias entre Mestrados, como a do acolhimento de Fellows”. “O [Instituto Superior] Técnico [da Universidade de Lisboa] é a melhor escola de Engenharia do país, numa cidade maravilhosa, e tem os melhores alunos da Europa, pelo que vejo um enorme potencial para a [investigação sobre] gravidade”, garante.

O financiamento de um Centro de Excelência provém da Danish National Research Foundation (“Fundação Nacional Dinamarquesa de Investigação”) para um período de seis anos, com a possibilidade de uma expansão por outros quatro.

Em 2022, Vítor Cardoso recebeu uma bolsa do European Research Council (ERC) no valor de dois milhões de euros para estudar buracos negros, cerca de um ano depois de ter obtido uma outra bolsa da fundação dinamarquesa Villum Fondon, de 5,3 milhões de euros, para criar e liderar o grupo de investigação que integra atualmente no Niels Bohr Institute. Ainda no corrente ano, publicou um ‘manual de instruções’ para entrar em buracos negros, obra apresentada num evento no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa