Emprego e Estágios

Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

O PEJENE é um programa de estágios, promovido pela Fundação da Juventude, para jovens a frequentar o último e penúltimo ano do Ensino Superior em todas as áreas académicas.

Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

O PEJENE tem como objetivos:

• Valorizar os curricula dos jovens enquanto estudantes universitários;
  • Reforçar a capacitação dos jovens para os desafios do contexto real do mercado de trabalho;
  • Promover uma relação direta entre os Estabelecimentos de Ensino Superior e as Empresas/Entidades de Acolhimento, através do desenvolvimento de projetos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens.

Os estágios têm as seguintes características:

• Duração mínima de 2 meses a máxima de 3 meses, de acordo com os pedidos das Entidades de Acolhimento (Empresas);
  • Integrar o estagiário numa Entidade de Acolhimento (Empresa), desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado e segundo a área de formação do Estagiário;
  • Supervisão dos estágios por um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final, elaborará um relatório de avaliação final;
  • Pagamento pelas Entidades de Acolhimento de subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão fazer um Seguro de Acidentes Pessoais com a duração do período de estágio.

Cada Estudante pode candidatar-se até 2 vagas de estágio. A pré-seleção fica condicionada ao preenchimento pelos candidatos dos requisitos exigidos pela Empresa/Entidade de Acolhimento. Posteriormente, os Estudantes serão diretamente contactados pelas Empresas, caso estas tenham interesse no seu Curriculum. A seleção final é da responsabilidade das Empresas/Entidades de Acolhimento, e comunicado por estas aos Estudantes e à Fundação da Juventude.