Investigação e Desenvolvimento

Programa PROPOLAR, sediado no IGOT da ULisboa, é novo membro do Council of Managers of National Antarctic Programs (COMNAP)

O Programa Polar Português (PROPOLAR) , representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) , foi aceite como membro do Council of Managers of National Antarctic Programs (COMNAP) , no passado dia 29 de Junho de 2023, tornando-se assim no 33º membro do COMNAP.

Maria Teresa Cabrita, Diretora Executiva do PROPOLAR e investigadora do CEG/IGOT-ULisboa, foi nomeada como Manager of National Antarctic Program (MNAP) para efeitos do COMNAP.

A ULisboa integra o Programa Polar Português (PROPOLAR), um projeto do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), membro do Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos (POLAR2E) da ULisboa.

O COMNAP é a organização internacional que, desde 1988, reúne os Programas Antárticos Nacionais que têm a responsabilidade de desenvolver e apoiar a investigação científica na Área do Tratado da Antártida, em nome de seus respetivos governos e dentro do espírito do Tratado da Antártida. Este marco significativo destaca a dedicação do PROPOLAR e da FCT relativamente ao desenvolvimento da investigação portuguesa na Antártida, fomentando a colaboração internacional e promovendo a gestão sustentável deste ecossistema único e frágil.

Esta adesão é de grande importância para Portugal e para o PROPOLAR, pois permitirá ter acesso às melhores práticas utilizadas para a gestão eficiente da logística antártica. Além disso, Portugal começará a participar e a partilhar a sua experiência científica e logística como país sem bases de investigação na Antártida, e utilizará as suas excelentes relações com outras nações, para fortalecer a cooperação e o intercâmbio de conhecimento.

O PROPOLAR promove o desenvolvimento da ciência polar portuguesa de excelência, encorajando a investigação multidisciplinar de modo a aumentar o conhecimento sobre as regiões polares, pilares do sistema climático global. O PROPOLAR facilita aos investigadores portugueses o acesso ao Ártico e Antártida, através de uma forte cooperação internacional e da gestão da logística polar. No âmbito da Universidade de Lisboa, têm sido apoiados investigadores do IGOT, do Instituto Superior Técnico (IST), do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências.

Assista aqui ao vídeo da candidatura, para ficar a conhecer um pouco mais das ações do PROPOLAR.