Outros

Revista ULisboa

A nova edição da Revista ULisboa já está disponível em formato digital.

Revista ULisboa

"Este número da Revista ULisboa é publicado quando a incidência da pandemia se acentua expressivamente no país e na Europa, e os Estados se debatem com o modo de eficazmente a gerir e conter. A Universidade tem posto em prática uma série de medidas, protocolos e procedimentos precisos, incidindo sobre o ensino, a investigação, e a gestão e o funcionamento das suas estruturas administrativas e de apoio, que procuram responder a tão drástica alteração das circunstâncias da sua atividade normal.

Disso damos conta num dos artigos deste número, que se debruça sobre como Escolas da ULisboa têm alterado o seu modo de funcionamento e a partilha pública dos seus espaços, a fim de prevenir qualquer eventual contágio.

O ensino, a investigação e a atividade de extensão e divulgação do saber, todavia, prosseguem, e não deixarão de prosseguir, como este número torna bem claro. Fomos visitar o Herbário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, admirável mostra do ininterrupto trabalho científico, colecionador e arquivístico de gerações de investigadores nesse domínio. Falámos com dois antigos alunos da Universidade cujo currículo é uma demonstração impressiva da importância e valor do que fazem. E procurámos saber mais sobre a intervenção de uma professora da ULisboa numa área social particularmente sensível como é a adoção de menores, que só poderá beneficiar da análise pública precisa e informada dos seus diversos momentos de realização."

Revista ULisboa (PDF)