Cultura e Lazer

Revista ULisboa n.º19

A nova edição da Revista ULisboa já está disponível em formato digital.

Revista ULisboa

Este número da Revista assinala o fecho de um ciclo da vida da Universidade de Lisboa, da sua criação, em 2013, ao fim do segundo, e último, mandato do Reitor. Incluímos, por isso, uma entrevista com o Reitor António Cruz Serra, em que ele nos expôs muito de tudo aquilo que, nos últimos oito anos, foi feito.

A complexa tarefa de fundir duas universidades com culturas institucionais diversas fez-se, no decurso desses dois mandatos, de um modo gradual, seguro e harmónico. O resultado é iniludível: a criação de uma universidade de investigação com crescente perceção pública e visibilidade internacional. Se este resultado se deve, genérica e naturalmente, à comunidade académica, não deixa de ter no Reitor o seu responsável maior. É um legado de realizações efetivas, e de clareza e rigor nos processos, o que ele nos deixa, e que a Universidade de Lisboa prosseguirá.

Um artigo sobre o património edificado e em processo de edificação, assim como uma breve entrevista ao Provedor do Estudante, tornam mais explícitos aspetos desse balanço.

Falámos também com um investigador jubilado que prossegue o seu longo e escrupuloso trabalho científico sobre um período da história portuguesa que, em simultâneo, persiste hoje como objeto de debate público intenso. Conversámos com uma professora e investigadora do ISEG sobre um outro tipo de questões com igual e importante incidência pública, e publicamos um texto sobre o enquadramento jurídico de uma das atividades centrais da universidade, a investigação. Por último, e decerto com não menos importância, transcrevemos parte da muito interessante conversa que tivemos com um dos nomes maiores da arte contemporânea em Portugal.

Créditos imagem: Book psd created by freepik - www.freepik.com

Revista (PDF)