Outros

ULisboa atribui Doutoramento Honoris Causa a Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis

Decorreu no dia 7 de julho de 2022 a cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa , como reconhecimento do mérito Académico, Científico e Profissional na área das Ciências Farmacêuticas, a Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis, no Salão Nobre da Universidade de Lisboa.

A Cerimónia decorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a intervenção do Professor Doutor José Augusto Guimarães Morais, Padrinho do laureado Gordon Lewis Amidon.

A cerimónia contou igualmente com a intervenção da Professora Doutora Maria Eugénia Meirinhos da Cruz, Madrinha do laureado Gregory Gregoriadis, apresentando um momento poético no qual foi exibida a leitura de um poema de Gregory Gregoriadis.

O Reitor procedeu à outorga das Insígnias de Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Lisboa a Gordon Lewis Amidon e a Gregory Gregoriadis, sendo as intervenções de Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis seguidas por momentos musicais com obras de Mateo Fletcha, Francisco Guerrero, Mozart e Marques Lésbio interpretadas pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa.

O Professor Doutor Gordon L. Amidon licenciou-se na Universidade Estadual de Nova Iorque, Buffalo (1967), e obteve o grau de Mestre em Matemática (1970) e de Doutoramento (1971) pela Universidade de Michigan. De 1971 a 1981, Gordon Amidon foi professor na Universidade de Wisconsin. É conhecido internacionalmente pela sua investigação na área da absorção de medicamentos, fenómenos de transporte, solubilidade e dissolução e pró-fármacos.

O Professor Doutor Gregory Gregoriadis é Professor Emérito da School of Pharmacy, University of London, UK, é graduado em Química pela Universidade de Atenas, (1957), Mestre em Bioquímica (1966) e Doutor (PhD) em Bioquímica (1968) pela McGill University, Montreal, Canadá e Doctor of Science (DSc) pela University of London, UK (2001). Os seus trabalhos contribuíram decisivamente para a criação do primeiro nanomedicamento baseado na tecnologia de lipossomas e posteriormente aplicados em sistemas de micro e nanopartículas e, recentemente, na formulação das vacinas contra a COVID-19.

Leia aqui as sínteses biográficas dos laureados.