Investigação e Desenvolvimento

ULisboa no “World’s Top 2% Scientists list”

Cientistas da Universidade de Lisboa estão entre os mais citados a nível mundial de acordo com o estudo elaborado por investigadores da Universidade de Stanford.

ULisboa no “World’s Top 2% Scientists list”

Foi recentemente disponibilizada pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) uma atualização ao ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, conhecido como “World’s Top 2% Scientists list”.

Na Lista de Cientistas com maior impacto ao longo da carreira, 143 (30%) dos 483 cientistas portugueses são da ULisboa.

Já no que toca à Lista de Cientistas com maior impacto de 2020, Portugal tem 703 cientistas citados, dos quais 158 (22,5%) são da Universidade de Lisboa.

​Esta atualização foi publicada no passado dia 19 de outubro e utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas até agosto de 2021.

Este estudo foi realizado por uma equipa de investigadores coordenada por John Loannidis, da Universidade de Stanford e baseou-se em métricas padronizadas (citações, h-index, hm-index, entre outras) que permitiram avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou Instituição no progresso do conhecimento científico.

O Estudo inclui mais de 100 mil investigadores de 149 países classificados em 22 áreas científicas e 176 subáreas. A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados, disponível ao público, de forma a combater os abusos de autocitação. Desde então, a publicação é atualizada anualmente.

O estudo “World’s Top 2% Scientists list” está dividido em duas categorias: “Carreira”, que “mede o impacto ao longo do percurso académico, analisados os dados globais desde meados da década de 1990 e “Impacto de investigação” no ano 2020”.

Lista de Investigadores da ULisboa destacados nas listagens

O estudo pode ser consultado no site da Public Library of Science Biology (PLOS Biology)