Outros

Universidade de Lisboa apresenta candidaturas ao Fundo Ambiental, no âmbito do programa “Eficiência Energética na Administração Pública Central”

A Universidade de Lisboa apresentou, no mês de abril de 2022, um total de 16 candidaturas ao programa de financiamento do Fundo Ambiental que decorre ao abrigo do PRR nacional - Plano de Recuperação e Resiliência português , tendo em vista o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública ( ECO.AP - EcoAP 2030).

A aposta na eficiência energética dos edifícios públicos e privados é uma prioridade para a recuperação económica alinhada com a transição climática, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e vertido no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Publicado pelo Fundo Ambiental em dezembro de 2021, o Aviso n.º 01/C13-i02/2021 estabeleceu as regras de atribuição de financiamento do programa “Eficiência Energética na Administração Pública Central” no âmbito do PRR nacional.

No conjunto das suas várias Escolas e Serviços, as candidaturas apresentadas pela ULisboa, preveem um investimento de cerca de dezasseis milhões de euros para a implementação de medidas em cinco tipologias diferentes: Envolvente opaca e envidraçada; Intervenção em sistemas técnicos; Produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo; Eficiência hídrica; e Ações imateriais.

As candidaturas apresentadas, caso sejam alvo de financiamento, vão possibilitar alterações significativas a nível da eficiência energética, conforto e reabilitação de sistemas e de equipamentos num conjunto de dezasseis edifícios da ULisboa.

A maior parte destas candidaturas tem prevista a incorporação de fontes de energia renovável através da instalação de centrais fotovoltaicas para autoconsumo, ultrapassando os 1.200 MWh produzidos atualmente pelos sistemas de produção já instalados.

A resposta da ULisboa à necessidade de obter financiamento para o investimento no âmbito da Eficiência Energética, permitiu a identificação das diversas possibilidades de melhoria e aumento da eficiência energética na ULisboa, vindo demonstrar a necessidade de reabilitação de alguns dos seus edifícios, bem como a relevância da existência de financiamento para a prossecução dos objetivos, de forma a que a ULisboa contribua para o alcance das metas definidas para a área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior.

As intervenções em edifícios, visando a sua sustentabilidade e a sua reabilitação energética, encontram-se entre as medidas com maior efeito multiplicador na economia, gerando mais postos de emprego e riqueza a nível local e nacional, contribuindo para a melhoria dos níveis de conforto e da qualidade do ar interior, promovendo a produtividade laboral, a extensão da vida útil dos edifícios, o aumento da sua resiliência, a redução da fatura e da dependência energética do país, bem como a redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).

Tendo em conta as diretrizes internacionais e nacionais que têm em vista o alcance da neutralidade carbónica, é importante reforçar o papel das Instituições de Ensino Superior para o cumprimento desse objetivo numa perspetiva de médio e longo prazo, preparando os seus edifícios para uma nova abordagem de funcionamento e utilização, mais eficiente e respeitando os critérios de sustentabilidade ambiental, social e cultural.