Outros

O ranking de Shanghai destaca, uma vez mais, a Universidade de Lisboa a nível mundial colocando-a em 4º lugar na área de Engenharia Naval e Oceânica, 36º lugar em Engenharia Civil, 37º lugar em Oceanografia, no top 75 em Ciências da Atmosfera, Ciências Agrárias, Ciências Veterinárias, Farmácia e Ciências Farmacêuticas e no top 100 em Geografia.

A Universidade de Lisboa com 39 áreas científicas entre as melhores do mundo no ranking de Shanghai Academic Subjects 2023.

A ULisboa coloca-se na liderança a nível nacional em 28 áreas e em segundo lugar em outras 5 áreas, posicionando-se em 39 das 55 áreas avaliadas pelo ranking no âmbito das Ciências Naturais, Ciências da Vida, Engenharia, Ciências Médicas e Ciências Sociais. A ULisboa foi a única universidade portuguesa a ser considerada pelo ranking para avaliação em Oceanografia, Engenharia Naval e Oceânica, Recursos Hídricos e Estatística e Administração Pública.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects foi criado em 2009 e é internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes rankings do Ensino Superior. A edição de 2023 publica o ranking de 55 disciplinas lecionadas em mais de 1 900 universidades entre as 5 000 avaliadas em 104 países/regiões. Os indicadores utilizados na avaliação foram os artigos científicos publicados, o seu impacto na respetiva área e o nível de colaboração internacional.