Universidade de Lisboa é líder do ranking de Leiden na Península Ibérica

O ranking de Leiden analisou a produção científica de 1176 universidades de 65 países, no período 2015-2018, colocando a ULisboa na 121ª posição a nível mundial e no 30º lugar a nível europeu, além de líder na Península Ibérica. Esta é uma posição de elevado prestígio num ranking que é estruturado em função da produção científica das universidades.

ranking

A ULisboa destaca-se ainda em várias áreas científicas no contexto europeu: 10º lugar na área das Ciências da Vida e da Terra; 16.º lugar na área da Matemática e Ciências da Computação; 17º lugar na área das Ciências da Engenharia e da Física. Em 2020, a ULisboa mantém a sua posição a nível europeu e mundial na área das ciências sociais e humanas (56ª na Europa e 163ª no mundo).

O ranking de Leiden é dos mais prestigiados rankings internacionais, baseando a sua avaliação na produção cientifica e seu impacto, utilizando dados bibliométricos da Web of Science, produzida pela Clarivate Analytics.

Os resultados alcançados confirmam a relevância da produção científica dos docentes e investigadores da ULisboa e a dimensão internacional do impacto do seu trabalho.