Ensino

Universidade de Lisboa preenche 99% das vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2024

Foram colocados na ULisboa 7.369 estudantes, 15% do total de colocados no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior no país, a maior percentagem a nível nacional.

ULisboa - Caleidoscópio

Dos 58.301 candidatos do concurso deste ano, houve um total de 40.491 candidaturas aos cursos da ULisboa. Considerando apenas as candidaturas em 1.ª opção, a ULisboa continua a destacar-se a nível nacional, por ter tido o maior número de candidatos deste tipo: 9.167. Este valor corresponde a 15,7% de todos os candidatos ao ensino superior no país, face a 15% no ano anterior.

Entre todos os 7.369 estudantes colocados na ULisboa, 4.355, isto é, 59,1%, foram colocados na sua 1.ª opção. Em muitos cursos, a taxa de colocação em 1.ª opção é superior a 90%.

Com um total de 7.442 vagas, isto é, 13,6% do total nacional, a ULisboa é a instituição com mais vagas para o ensino superior no país. A licenciatura em Direito (Faculdade de Direito) destaca-se, por ser o curso com maior número de vagas: apresentou um total de 445, tendo tido uma taxa de ocupação de 100%.

Em relação às médias, um dos estudantes colocados com média mais alta entrou no curso de  Engenharia Aeroespacial (Instituto Superior Técnico), com uma nota de 20 valores. No total de estudantes colocados na ULisboa, 41% entraram com nota igual ou superior a 17 valores, face a 38,5% no ano anterior.

Entre os cinco cursos nacionais com nota do último colocado mais alta figuram dois da ULisboa: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão (Instituto Superior de Economia e Gestão); Engenharia Aeroespacial (Instituto Superior Técnico).

Para além destes, na ULisboa há outros 15 cursos em que a nota do último colocado foi superior a 17 valores. São eles: Engenharia Física Tecnológica (Instituto Superior Técnico); Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Alameda) e Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Tagus Park); Engenharia Mecânica (Instituto Superior Técnico); Matemática Aplicada e Computação (Instituto Superior Técnico); Medicina Dentária (Faculdade de Medicina Dentária); Medicina (Faculdade de Medicina); Design (Faculdade de Arquitetura); Engenharia Biomédica (Instituto Superior Técnico); Gestão (ensino em Inglês) (Instituto Superior de Economia e Gestão); Gestão (Instituto Superior de Economia e Gestão); Engenharia Naval e Oceânica (Instituto Superior Técnico); Arquitetura (Faculdade de Arquitetura); Design de Moda (Faculdade de Arquitetura) e Economia (ensino em Inglês) (Instituto Superior de Economia e Gestão).

A Universidade de Lisboa confirma o seu posicionamento como Universidade de referência a nível nacional, preenchendo 99% das suas vagas. É o elevado número de vagas que explica que, em alguns cursos, a nota do último colocado seja inferior à de cursos congéneres noutras universidades.

De 26 de agosto a 4 de setembro decorrerá a apresentação da candidatura à 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.