Investigação e Desenvolvimento

Voo português leva investigadores à Antártida para apoio à investigação nesta região

Pela 10 ª vez, Portugal contribui para a logística científica na Antártida fretando um avião que transportará cientistas e técnicos entre Punta Arenas no Chile e o aérodromo Teniente Rodolfo Marsh Martin situado na ilha de Rei Jorge, na Antártida

O voo que decorreu no dia 20 de Janeiro de 2022 e será a âncora da Campanha Antártida Portuguesa 2021-22 que decorrerá até ao início do mês de Março, com o apoio de vários programas antárticos parceiros.

O voo de ida e volta transportará 6 investigadores membros do Colégio Polar da Universidade de Lisboa e integrados em projetos apoiados pelo Programa Polar Português (PROPOLAR), e 80 investigadores dos programas búlgaro, chileno, coreano e espanhol. Este é o contributo português para a logística internacional que apoia as atividades científicas na Antártida durante o Verão austral, a época do ano mais ativa no chamado continente branco.

A campanha Antártida portuguesa 2021-22 integra 7 projetos de investigação, com um total de 13 cientistas no terreno (1 belga, 1 chileno, 1 canadiano, 1 espanhol, 1 iraniano e 8 portugueses), que trabalharão nas ilhas de Rei Jorge, Deceção, Livingston (Arquipélago das Shetlands do Sul), na zona de Marguerite Bay (Península Antártica), e nas áreas marinhas ao largo das ilhas Geórgia do Sul e ilhas Sandwich do Sul. Estes projetos desenvolvem-se nas áreas das ciências atmosféricas, biológicas, da criosfera, e do ambiente e da Terra relacionando-se com os impactos das alterações climáticas na Antártida. Os projetos apoiados são coordenados por cientistas de 5 centros de investigação públicos.

A campanha Antártida desenvolve-se até início de março de 2022 e é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Programa Polar Português (PROPOLAR). Dado que Portugal não possui infraestruturas na Antártida, a campanha desenvolve-se com base na cooperação internacional com o Chile, Espanha, República da Coreia do Sul e Turquia que proporcionam apoio logístico para estadia em bases de investigação e navios de investigação, transporte de investigadores e de equipamento e apoio às atividades de investigação.

Nota: Notícia atualizada em 03/02/2022