Tropical Summit 2024
Organizada pelo Colégio Tropical da Universidade de Lisboa e o Fórum para a Investigação Agrícola em África - FARA , a primeira cimeira mundial dedicada aos trópicos, Tropical Summit, visa reunir líderes de todo o mundo para abordar os desafios tropicais mais prementes. Terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa , de 4 a 8 de novembro de 2024.
A participação na Tropical Summit representa uma oportunidade de apresentação de comunicações orais, organização de side-events, colaboração como parceiros ou atuação enquanto delegados. Os públicos-alvo incluem agentes dos setores diplomático, empresarial e de inovação, académico, cultural, não-governamental, entre outros. A diversidade de origem geográfica e profissional dos delegados será catalisadora não apenas de um diálogo estimulante, mas também da cocriação de soluções tangíveis e capazes de responder às metas da Agenda 2030 no horizonte previsto.
Promovido pelo Colégio Tropical da Universidade de Lisboa (CTROP) e pelo Fórum para a Investigação Agrícola em África (FARA), a Tropical Summit acontece entre os dias 4 e 8 de novembro no Centro de Congressos de Lisboa.
O foco recairá sobre 4 eixos temáticos: “Saúde planetária - vida a prosperar dentro das fronteiras globais”, “Desenvolvimento agrícola - sustentabilidade como rumo para o progresso socio económico”, "Transições territoriais e sociais - construir sociedades resilientes em todas as dimensões” e “Enriquecimento humano - capacitação para os tempos vindouros”, encabeçados por personalidades de todo o mundo. Entre os destacados estão o multi-premiado ecólogo Jens-Christian Svenning, a perita em política internacional e africana Peyi Soyinka-Airewele, ou o reconhecido antropólogo Arjun Appadurai, especialista em matérias como a globalização.
A sessão de abertura será marcada pelo discurso do Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Estado, Paulo Rangel, seguindo-se a sessão inaugural com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e a muito esperadas intervenção de Jeffrey Sachs, economista norte-americano que foi conselheiro próximo dos secretários-gerais das Nações Unidas Kofi Annan, Ban Ki-Moon e António Guterres para o desenvolvimento sustentável. O painel conta ainda com a participação da Ministra das Pescas e Recursos Marinhos de Angola, Carmen Neto, e do líder indígena Ubiraci Pataxó, entre outros.
Para Cecília Rodrigues, Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, a Tropical Summit “vem concretizar o lema que caracteriza a Universidade – de Lisboa para o mundo – e é reflexo não apenas da ligação histórica às regiões tropicais, mas também da imensa massa crítica hoje presente nas diferentes faculdades e institutos, e dos estimados elos que os investigadores valorizam no panorama internacional”.
Cristina Máguas, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que co-preside à cimeira com Aggrey Agumya, Director-Executivo do FARA, refere que a iniciativa “assume um cariz pioneiro por se tratar da primeira vez que as regiões tropicais são abordadas de forma integrada e com recurso a um diálogo multidisciplinar e multi-ator”.
Este evento conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, com o apoio do Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian, Abreu Advogados, entre outros representantes dos setores diplomático, académico, empresarial e da sociedade civil.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!