Outros

Docente do Instituto Superior de Agronomia Presidente da Direção da ALABE

Professora Sofia Catarino é Agora a Nova Presidente da Direção da Associação dos Laboratórios de Enologia.

Professora Sofia Catarino

Sofia Catarino, Professora do Instituto Superior de Agronomia  e Investigadora do LEAF, foi eleita Presidente da Direção da  ALABE – Associação dos Laboratórios de Enologia, no decorrer de Assembleia-geral Extraordinária realizada a 10 de Outubro de 2023. Integram ainda a nova Direção a Engenheira Ana Borralho (Aliança Vinhos, S.A.), alumni do ISA, e a Dra. Teresa Melo (Laboratório Regional de Enologia da Região Autónoma dos Açores).

A ALABE, criada em 1996 e da qual o Instituto Superior de Agronomia é membro Fundador, constitui uma Associação de direito privado sem fins lucrativos. Tem por objeto a promoção, dinamização, cooperação e a divulgação de Conhecimento útil entre os Associados e entre estes e terceiros, bem como do desenvolvimento técnico, operacional e de comunicação daqueles e dos seus laboratórios, nas áreas da Enologia e afins ou complementares. A ALABE conta entre os seus cerca de 100 Associados com empresas do setor vitivinícola de diferente dimensão, empresas ligadas à comercialização de equipamentos de análise, organismos de certificação de denominações de origem, universidades e institutos superiores, centros de investigação, associações de interface e laboratórios. A ALABE organiza e disponibiliza ensaios interlaboratoriais, na área das análises físico-químicas e instrumentais em laboratório e no âmbito da análise sensorial, ininterruptamente desde 2002. Na esfera de participantes contam-se muitos laboratórios de empresas e câmaras de provadores que participam com regularidade nestes ensaios interlaboratoriais.

Fonte: Instituto Superior de Agronomia