Investigação e Desenvolvimento

National Geographic realiza reportagem onde inclui trabalho de MIMV de estudante da FMV-ULisboa

National Geographic realiza reportagem ao Centro de Reprodução de Lebre-Ibérica incluindo o trabalho de MIMV de Sara Fernandes, estudante da FMV-ULisboa.

National Geographic report includes IMVM  work of a Faculty of Veterinary Medicine-ULisboa student

Na edição de janeiro (Nº 262), da edição portuguesa, da revista National Geographic, foi publicada a reportagem realizada ao longo do ano de 2022 no Centro de Reprodução de Lebre-Ibérica onde a estudante de 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa), Sara Fernandes está a realizar os trabalhos relativos à sua dissertação de mestrado.

Para a realização do projeto, denominado “Pilot breeding study in the Iberian Hare (Lepus granatensis) – feeding and reproductive management”, a estudante obteve um apoio do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA), sendo o trabalho orientado pela Doutora Luísa Mateus (Professora na FMV-ULisboa) e pelo Doutor Fábio Abade dos Santos (fundador do Centro de Reprodução e recentemente doutorado pela FMV-ULisboa).

O trabalho em questão pretende desenvolver equipamento e protocolo, de colheita de sémen de lebre-ibérica (espécie vulnerável e espécie-chave dos ecossistemas mediterrânicos), bem como realizar avaliação da qualidade e potencial, desse mesmo sémen, para inseminação artificial. Assim, através da melhoria da reprodução em cativeiro da lebre-ibérica, será possível reintroduzir mais exemplares no estado selvagem invertendo a tendência para a extinção da espécie.

Fonte: FMVUL.