Sopa para Todos: uma refeição à espera de quem não tem como a pagar

Além de ajudar as famílias necessitadas, a iniciativa solidária pretende apoiar o setor da restauração tão afetado pela pandemia.

ist

A ideia de criar o “Sopa para Todos” parte de uma amiga do investigador do INESC-ID, Ana Baião, depois de observar a alegria nos olhos de um homem a quem tinha sido oferecida uma sopa. Imediatamente, a fundadora do movimento procurou por aplicações ou projetos nacionais que lhe permitissem deixar uma sopa paga para quem precisasse. Na falta de alternativas, e ao perceber que havia muitas pessoas interessadas em ingressar num movimento com estes moldes, decidiu criar um grupo de Facebook com o objetivo de ajudar a reerguer a restauração e simultaneamente ajudar famílias com um simples ato de deixar uma sopa paga. O grupo, criado a 2 de fevereiro deste ano, já tem mais de 20 mil membros, e deu origem ao movimento que hoje faz a diferença em tantas vidas.

A adesão ao movimento tem surpreendido a equipa “desde o primeiro dia”. “Em menos de 24h tínhamos mais de mil pessoas no grupo de Facebook e o movimento só acelerou. Nenhum membro da equipa, eu incluído, tinha experiência com uma gestão de um projeto desta escala e levou algum tempo até a equipa se adaptar”, recorda o aluno do Técnico.  “Atualmente temos 8 voluntários na administração do movimento e temos de escalar bem o esforço para que tudo funcione bem de forma a equilibrar com todo o tempo das nossas vidas familiares e profissionais”, aponta ainda.

Leia a notícia na íntegra.